Chamada para o Dossiê: " Políticas Educacionais – Pensando o Ensino em Tempos de Crise"

23/02/2022

Dossiê temático: Políticas Educacionais – Pensando o Ensino em Tempos de Crise

Prazo de submissão: até 15/04/2022 (não havrá prorrogação)

Prazo de Publicação da edição:  até 30/09/2022

Orientações atualizadas: Prezados(as) autores(as), a submissão deverá seguir as normas de submissão da Revista online de Política e Gestão Educacional (Qualis A4 e indexada na Web of Science). A publicação será bilíngue, e os custos de tradução (português-inglês; espanhol para português e inglês), elaborados e revisados pela equipe serão por conta dos autores a serem pagos à equipe homologada da revista, tendo como gestão a revista e a Editora Ibero-Americana de Educação, conforme normas de subissão. Respeitar o limite de 150 palavras para o resumo, até 5 palavras-chave, até 18 páginas sem as referências. Máximo 3 autores, sendo um com titulação mínima de doutor. Para mestrandos e doutorandos, o orientador deverá ser coautor obirgatoriamente. Para artigos oriundos de dissertações e teses, somente até dois autores (orientando e orientador); todos devem ter link do ORCID; constar em cada artigo questões de ética da pesquisa bem como o percurso metodológico; artigos que possuam imagens devem possuir cessão de direitos de uso de imagem; validação pelo CEP – Comitê de Ética; Utilizar referências atuais, sendo no mínimo 50% dos últimos 5 anos, do ano a ser publicado o dossiê/artigos; 

Informações: anderson.cruz@unesp.br - Editor Adjunto Executivo

 

Ementa
Este Dossiê volta-se para os estudos acerca das Políticas Educacionais no Brasil e no mundo em tempos de crise. Dessa forma, serão bem-vindas as produções científicas que as associem ao ensino, na Educação Básica e na Educação Superior, com base em diferentes abordagens epistemológicas e discursivas. Dentre os temas que contribuem ao dossiê, destacam-se: políticas educacionais para o ensino básico, políticas educacionais para o ensino superior; políticas de currículo em tempos de crise, o ensino e as práticas de (re)existência no Brasil e no mundo.


Relevância da Temática
Com a publicação crescente de documentos normativos na Educação Básica, dentre eles citamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreende-se que tem se intensificado os debates em diversos setores e instâncias da área de Educação sobre as políticas educacionais no País. Assim, a temática norteadora deste Dossiê se evidencia com relevância, uma vez que pretende aprofundar e contribuir com pesquisas que se norteiam para a compreensão, reflexão e análise crítica a respeito de diferentes cenários que envolvem as Políticas Educacionais no Brasil e no mundo, com ênfase para os seus desdobramentos no ensino básico e no ensino superior.

Organizadores/as:

Emerson Augusto de Medeiros – Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: emerson.medeiros@ufersa.edu.br

Jean Mac Cole Tavares Santos – – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Educação e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou Estágio Pós-Doutoral pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4363681764477044. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-7800-8350. E-mail: maccolle@hotmail.com.

Elcimar Simão Martins – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção – CE – Brasil. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza e Docente Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS-UNILAB), Vice coordenador do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UECE). E-mail: elcimar@unilab.edu.br