La formación inicial de profesores de Educación Física alineada a las perspectivas históricas: de las prácticas académicas a la práctica pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11360

Palabras clave:

História de la formación, profesores de educación física, Prácticas académicas, Práctica pedagógica

Resumen

El presente artículo busca reflexionar sobre algunos determinantes en el proceso histórico de la formación inicial de los profesores de Educación Física, con el interés en develar los desafios que comprenden la tríada: formación, prácticas académicas y práctica pedagógica. Por medio de aporte teórico-bibliográfico, se estableció un debate acerca de la formación histórica de los profesores. pasando por la especificidad de la Educación Física, seguida de una descripción de las implicaciones presentes en los caminos recorridos por los sujetos en formación. Se abordó desde los asientos de la facultad hasta su práctica reflexiva dentro del medio escolar.  Por los aportes teóricos evidenciados se desprende que es posible al docente aún en inicio de carrera, replantear su acción pedagógica de manera que el sesgo racional y técnico de su formación, no sean los únicos caminos de verdad absoluta. Por consiguiente, las estapas de las prácticas académicas contribuyan para esa construcción llena de intencionalidades reflexivas.

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Biografía del autor/a

Jardielly Alencar Vasconcelos, Universidade Estadual de Rondônia

Mestranda em Educação.

Neemias Elnatan Serafim, Universidade Estadual de Rondônia

Estagiou em CCEL - SESI - Departamento Regional de Roraima e no programa Atleta do Futuro na mesma Empresa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física. concluiu formação acadêmica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima. Atualmente trabalha como Professor de Educação Física no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE na Universidade Estadual de Roraima.

Elialdo Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Rondônia

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação reconhecido pela UNESA. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Supervisão Escolar; Docência do Ensino Superior e em Filosofia Clínica. Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília; Graduado em Pedagogia. Bacharelado em Teologia. Responsável pela elaboração do Projeto do Curso de Filosofia da UERR e sua implantação entre 2005 e 2007. Responsável pela implantação do Curso de Sociologia e primeiro coordenador do curso. Coordenador do Curso de Filosofia de 2007 a 2012, professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima - professor da rede pública vinculado à Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima. Supervisor de pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP) em Roraima desde 2001 e do Amazonas desde 2010. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia, História da Filosofia, Humanidades, Filosofia da Ciência, Filosofia da Mente, Fundamentos da Filosofia Clínica aplicados à Educação, Metodologia e Teoria do Conhecimento. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Curriculares, Educação à Distância e Tecnologia, Economia Criativa, Economia da Cultura, Economia Humanista. Filósofo Clínico - Terapeuta Clínico. Músico e Compositor registrado no Ministério da Cultura e Cartório de Direitos Autorais do Rio Janeiro. 

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Publicado

01/12/2018

Cómo citar

VASCONCELOS, J. A.; SERAFIM, N. E.; OLIVEIRA, E. R. de. La formación inicial de profesores de Educación Física alineada a las perspectivas históricas: de las prácticas académicas a la práctica pedagógica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1140–1153, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11360. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11360. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos