Cursos superiores de tecnología: fundamentos, controversias y desafíos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11368

Palabras clave:

Cursos superiores de tecnología, Educación profesional, Educación y trabajo, Fundamentos, controversias y desafíos

Resumen

Esta investigación tiene como tema los Cursos Superiores de Tecnología en Brasil. Desarrollada en la Línea de Investigación "Procesos educativos y sus fundamentos", se vincula al Núcleo de Estudios sobre el Profesor, el Arte y la Filosofía - NEPAFi. La observación de que la formación académica de nivel superior en Brasil siempre fue destinada a las élites, el aumento de las demandas del mercado de trabajo y la influencia del pensamiento neoliberal. El recorte temporal para este estudio abarca los años de 1969-2005, período que representa, respectivamente, el inicio de la implantación de los CST en Brasil y el declive de la creación de esos cursos en el país. La investigación bibliográfica tiene como aporte autores como Lima y Mioto (2007) y el análisis documental se fundamenta en Cellard (2008). Como resultados, se constata que la propuesta de cursos de tecnología vigentes puede contribuir de modo significativo para que los individuos tengan una formación efectiva a nivel superior en esa área.

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Biografía del autor/a

Mauro Lúcio Batista Cazarotti, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (PROPEPE)

Doutorando em Gerenciamento de Projetos pela Middle Tennessee State University (MTSU), pesquisador bolsista pela Fundação Ibero-Americana em cotutela com a International Ibero-American University (INIU). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil. Mestre em Dirección Estratégica pela Universidad Europea del Atlántico, UNIATLANTICO, Espanha. Especialização em Gestão da Produção e Qualidade (MBA), Especialização em Gestão de Logística ambas pela Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil. Especialização em Planejamento em Docência de Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil. Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil. Graduação em Pedagogia pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell, FAVED, Brasil. Graduado em Administração pela Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil. Professor pesquisador no Núcleo de Pesquisa em Estudos Organizacionais, Culturas e Sociedades (NUPECS), é uma entidade científica, de trabalho interdisciplinar e sem fins lucrativos da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN-UFU). Atualmente é Delegado de Ensino técnico profissionalizante do Fórum Permanente de Educação do Município de Uberaba (FPMEU), Funcionário Público como professor de ensino técnico profissionalizante na área de gestão na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI). Professor Titular dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Logística da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Uberaba), coordenador de Pesquisa em Iniciação Científica dos cursos de Logística (IPC-LOG), Administração (IPC-ADM) e Ciências Contábeis (IPC-CC) na mesma instituição. Professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, e da pós graduação em MBA em Gestão de Marketing & Recursos Humanos e MBA em Gestão Empresarial e Logística. Professor do Centro de Ensino Superior de Uberaba (CESUBE) nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas. Membro do Sistema de Información Científica Redalyc Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Membro do conselho científico e parecerista da Revista Científica Saberes Acadêmicos (ISSN 2526-9666). Revisor técnico de livros didáticos do Grupo Editorial Nacional GEN S/A - ATLAS, São Paulo - SP: Revisões em língua vernácula e estrangeira (Português Espanhol). É pesquisador nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e em Ciências Humanas, trabalhando com temas na área de Administração: Logística, Gestão da produção & qualidade, Gerenciamento de projetos, Inovação tecnológica, na área de Educação em: Educação formal não formal e informal, Políticas públicas, e Cursos Superiores de Tecnologia. Autor e coautor de diversos livros, artigos publicados em revistas especializadas e anais. Congressista e palestrante. Profissional com aprovações em concursos e processos seletivos da área. Experiências profissionais nas áreas pública e privada, nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Contatos Profissionais e-mail: cazarotti@edu.uniube.br Worldwide network of researchers ORCID ID: 0000-0002-4386-4525 Redalyc: http://www.redalyc.org/autor.oa?id=20825 contatos profissionais: + 55 034 99282 1300

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Professora da pós graduação e Editora da revista Profissão Docente on line do PPGE-UNIUBE

outora em Educação e Mestre em Educação Brasileira pela UFG, Mestre em Ciências e Valores Humanos pela UNIUBE; Licenciada em Filosofia. Professora titular da UNIUBE, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação. Atualmente coordena, no âmbito da UNIUBE, os projetos interinstitucionais de pesquisa: "Da linguagem ficcional aos procedimentos de pesquisa que priorizam o diálogo: análise epistemológica de produções acadêmicas do PPGE-UNIUBE (2010-2016), apoio CNPq, em parceria com UFG, UFMS, UFMT, UFT, UnB, UFU, UEG e UNIUBE e Perspectivas Interdisciplinares na Educação, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-campus Uberaba, apoio CNPq/FAPEMIG. É membro da Association Internationale Gaston Bachelard, França; do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia;da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da Federação de Arte Educadores do Brasil e da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste. Foi editora da Revista Profissão Docente do PPGE-UNIUBE, periodo 2016-2017, membro do Conselho Científico e parecerista de diversos periódicos. Tem experiência nas áreas de Arte, Educação e Filosofia, com ênfase nos estudos interdisciplinares, fundamentos filosóficos da educação, fenomenologia e em metodologia da pesquisa qualitativa em educação, dedicando-se, sobretudo, aos seguintes temas: interdisciplinaridade, fenomenologia bachelardiana, filosofia da educação, interações arte-filosofia-educação e estudos sobre o professor.

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Publicado

01/12/2018

Cómo citar

CAZAROTTI, M. L. B.; BERNARDES, S. T. de A. Cursos superiores de tecnología: fundamentos, controversias y desafíos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 992–1046, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11368. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11368. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos