Política nacional de educación especial en la perspectiva de la educación inclusiva de 2008: ¿cuáles orígenes y cuales trajetorias?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11905

Palabras clave:

Educación especial, Educación inclusiva, Políticas educativas

Resumen

El artículo tiene como objetivo el análisis de la política de educación especial brasileña en la última década, considerando los presupuestos implicados en su formulación y su relación con las directrices definidas por la Convención Internacional sobre los Derechos de las Personas con discapacidad de la ONU en 2006. El estudio se realizó por medio del análisis documental que tuvo como base las actas de esa convención, los documentos normativos de la educación brasileña y estudios académicos sobre el tema. Se discuten temas como el derecho a la educación, la accesibilidad y la afirmación de la perspectiva inclusiva. Se indican las iniciativas que buscan dar operacionalidad a los cambios en la educación brasileña, además de los avances y de los desafíos a término del trabajo que se muestra como un proceso de alta complejidad.

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Biografía del autor/a

Gilvane Belem Correia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (1993). Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (2011). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Doutorado em Educação em andamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa do Núcleo de Estudos sobre Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE) da UFRGS. Atualmente é Pedagoga da Universidade Federal do Pampa, atuando no Núcleo de Desenvolvimento Educacional do Campus São Borja. Docente da rede estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Diversidade. Temas de estudo: Educação Especial, Alfabetização, Prática Pedagógica e Avaliação da aprendizagem, Currículo, Educação e Diversidade.

Claudio Roberto Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Educação - Universita degli Studi di Bologna (1996) e Pos-doutorado pela Università di Roma 'Foro Italico' (2015). Atualmente é Professor Titular na área de Educação Especial, no Departamento de Estudos Básicos, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o NEPIE (Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar) na UFRGS. No âmbito desse Núcleo, coordena o Projeto de Pesquisa: Políticas de educação especial e inclusão escolar do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS entre 2004 e 2008. Coordenou o Projeto Doutorado Interinstitucional e Educação UFRGS-UNEMAT (Dinter), entre 2010 e 2014. Integrou a Câmara de Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRGS entre 2011 e 2014. Membro do Comitê de Avaliação da CAPES de 2010 a 2013.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão escolar, políticas de inclusão, além das relações entre pensamento sistêmico e educação.

Citas

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Publicado

01/12/2018

Cómo citar

CORREIA, G. B.; BAPTISTA, C. R. Política nacional de educación especial en la perspectiva de la educación inclusiva de 2008: ¿cuáles orígenes y cuales trajetorias?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 716–731, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11905. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11905. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos