Educação museológica e formação de identidade regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16152

Palavras-chave:

Educação museológica, Antropocentricidade, Interatividade, Cultura participativa, Identidade regional

Resumo

A educação museológica é um campo específico dedicado ao desenvolvimento e incentivo a espaços e instituições de educação não formal, como os museus. Seu objetivo principal é despertar o interesse dos visitantes em experiências de aprendizagem para aumentar sua curiosidade e engajamento em seus objetos e coleções. As tendências gerais de globalização causam mudanças nas estratégias de comunicação do museu. O museu está sendo considerado uma instituição cultural, que está se tornando um centro cultural multifuncional de orientação antropocêntrica neste contexto global. Os principais critérios de análise da comunicação museológica moderna são propostos e as formas típicas de atividades educacionais dos museus regionais são expostas neste artigo. Também demonstra seu potencial para a formação da identidade regional.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

USHAKOVA, S. V.; BARYSHNIKOVA, V. A.; SRYBNAYA, M. A.; SHABALINA, E. A. Educação museológica e formação de identidade regional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 3960–3972, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.16152. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16152. Acesso em: 29 mar. 2024.

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