Desenvolvimento das formas de atividades educativas e de pesquisa em educação escolar para a formação da competência etnocultural dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16575

Palavras-chave:

História local, Atividades extracurriculares, Atividades educativas e de pesquisa, Coleta de folclore

Resumo

Questões de organização das atividades educacionais e de pesquisa nas condições da educação escolar moderna chamam a atenção de pesquisadores contemporâneos. Uma das questões metodológicas é a organização das atividades educativas e de pesquisa de alunos no estudo dos “ecos” existentes de feriados folklorists tradicionais e gêneros folclóricos falados modernos. O artigo descreve a sequência de organização do trabalho de estudo do folclore e algoritmos de coleta, processamento e armazenamento de textos de folclore falado no currículo escolar. Além disso, o artigo introduz a ideia de um “cantinho da terra nativa” como forma de atividades extracurriculares (história local) na escola. O estudo apresenta a metodologia de organização do Canto, suas rubricas e temas. Os autores consideram as peculiaridades do estudo da história local da Pequena Terra Mãe como parte da Pátria até uma escala global (o microcosmo nativo – a região – a Rússia – o mundo).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Svetlana Grakhova, Naberezhnye Chelny State Pedagogical University, Naberezhnye Chelny – Russia

Associate Professor.

Nina Belyaeva, Naberezhnye Chelny State Pedagogical University, Naberezhnye Chelny – Russia

Associate Professor.

Gulchachak Ganieva, Naberezhnye Chelny State Pedagogical University, Naberezhnye Chelny – Russia

Associate Professor.

Nailya Pavlova, Naberezhnye Chelny State Pedagogical University, Naberezhnye Chelny – Russia

Associate Professor.

Zimfira Sharafetdinova, Naberezhnye Chelny State Pedagogical University, Naberezhnye Chelny – Russia

Associate Professor.

Referências

AFANASEVA, ZH. V. Uchebnoe issledovanie v oblasti russkogo iazyka [Educational research in the field of Russian language]. In: ZINOVEVA, T. I. (Ed.). Metodika obucheniia russkomu iazyku i literaturnomu chteniiu. Moscow: Iurait, 2021. p. 418-420.

ERMOLAEVA, L. K. Izuchenie svoego kraia: problemy i podkhody k ikh resheniiu [Studying the native land: problems and approaches to solving them]. In: KALACHEVA, E. N.; ANDREEV, I. L. Istoriia i traditsii narodov Rossii [History and traditions of the peoples of Russia]. Moscow: Drofa, 2007. p. 167-179.

GRAKHOVA, S. et al. General regional studies aspects and facilitation technologies in the study of creations of leading painters and outstanding writers. Amazonia Investiga, v. 8, n. 19, p. 540-546, 2019.

GRAKHOVA, S. I. Fasilitatsionnoe soprovozhdenie kraevedcheskikh issledovanii v shkolnoi praktike [Facilitation of local history research in school practice]. Problems of Modern Pedagogical Education. Series: Pedagogy and Psychology, v. 60, n. 2, p. 107-111, 2018.

GRAKHOVA, S. I. et al. Archeological monuments of Yelabuga in folklore and literature. Man in India, v. 96, no. 10, p. 4063-4072, 2016.

GRAKHOVA, S. I. et al. Facilitating research activities in the classroom. Espacios, v. 39, no. 49, p. 22, 2018.

GRAKHOVA, S. I.; SMOLIAKOVA, T. V. Sobiranie, khranenie i analiz folklornykh tekstov v usloviiakh shkolnogo obucheniia [Collection, preservation, and analysis of folklore texts in the conditions of school education]. In: All-Russian Scientific and Practical Conference «Dialogue of cultures in the context of educational activities». Naberezhnye Chelny: Novosibirsk State Pedagogical University Publishing House, 2020. p. 143-146.

IANOVICH, E. Literaturnoe kraevedenie na urokakh russkogo iazyka i literatury [Literary local history in the Russian language and literature lessons]. Literatur, v. 22, p. 22-26, 2004.

KUZNETSOVA, F. S. Rol natsionalno-regionalnogo komponenta v formirovanii etnokulturnoi kompetentnosti uchashchikhsia [The role of the national-regional component in the formation of ethno-cultural competence of students]. In: KALACHEVA, E. N.; ANDREEV, I.L. Istoriia i traditsii narodov Rossii. Moscow: Drofa, 2007. p. 126-140.

SNIATKOVA, N. Literaturnoe kraevedenie kak obraz zhizni [Literary local history as a way of life]. Biblioteka v shkole, v. 8, p. 35-38, 2009.

STARODUB, K. V. Literaturnoe kraevedenie v shkole: metod. rekomendatsii, materialy k urokam, literaturnye ekskursii [Literary local history at school: methodological recommendations, materials for the lessons, literary excursions]. Moscow: Drofa, 2003.

VALEEV, N. M. Preodolevaia zabvenie [Overcoming oblivion]. Kazan: Publishing House of the Academy of Sciences of the Republic of Tatarstan, 2019.

VALEEV, N. M.; KORNILOVA, I. V. Kraevedy v Elabuge [Local historians in Elabuga]. Elabuga: Publishing House of the Elabuga State Pedagogical University, 2007.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

GRAKHOVA, S.; BELYAEVA, N.; GANIEVA, G.; PAVLOVA, N.; SHARAFETDINOVA, Z. Desenvolvimento das formas de atividades educativas e de pesquisa em educação escolar para a formação da competência etnocultural dos alunos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022076, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16575. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16575. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos