Resiliência e motivação de voluntários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.17391

Palavras-chave:

Voluntários, Motivação, Resiliência, Desenvolvimento, Adaptação, Empatia, Enfrentamento

Resumo

A relevância do problema em estudo justifica-se pelo fato de, no mundo moderno, ser cada vez mais necessário assegurar a manutenção da estabilidade da vida e da atividade humana nas circunstâncias que contribuem para a sua desestabilização, no contexto de uma pandemia, a questão da a resiliência dos voluntários e a motivação das atividades voluntárias é excepcionalmente significativa. O artigo tem como objetivo descrever os resultados da análise dos componentes da resiliência e sua correlação com a motivação dos voluntários. Os métodos de topo neste estudo são o questionário "Resiliência dos adultos", o questionário de orientações causais, método do autor para avaliar a motivação da atividade voluntária. Como resultado do estudo, constatou-se que se a resiliência dos voluntários está em alto nível, a predominância da autoeficácia indica que eles conseguem utilizar sua motivação, recursos cognitivos e ações para influenciar eventos. Durante a pandemia, os voluntários têm aplicado com sucesso mecanismos de organização da gestão da situação, avaliação da eficácia e resultados dos seus esforços, focando-se no significado da resolução ativa de problemas, recorrendo ao apoio social, à capacidade de transformar a situação, alcançando objetivos socialmente significativos e interação efetiva com o ambiente. Os principais motivos dos voluntários são senso de serviço, compaixão e empatia; muitos voluntários notam a importância das emoções positivas, da experiência profissional e da comunicação. A análise das correlações entre os indicadores de resiliência e motivação da atividade voluntária evidenciou a presença de correlações positivas significativas; quanto maior a motivação e interesse em atividades voluntárias, mais desenvolvidos são os componentes de resiliência como mecanismo de enfrentamento e adaptação, perseverança, relações familiares e sociais e resiliência como voluntários. Os materiais do artigo podem ser úteis no apoio psicológico de grupos individuais da população e melhorar a alfabetização psicológica, desenvolvimento de resiliência em vários grupos da população, voluntários, professores e psicólogos para melhorar a adaptabilidade e resiliência de pessoas que precisam de ajuda. Os resultados podem ser usados no processo educacional para formar futuros psicólogos e outros profissionais para aumentar a motivação para atividades de ajuda nos alunos.

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Biografia do Autor

Sofia A. Nalichaeva, Lomonosov Moscow State University (Branch in Sevastopol), Sevastopol – Russia

PhD in Psychology, Associate Professor of the Department of Psychology.

Anastasia A. Tkachenko, Lomonosov Moscow State University (Branch in Sevastopol), Sevastopol – Russia

Psychologist, Specialist in Educational and Methodological Work of the Department of Psychology.

Zinaida V. Borisenko, Lomonosov Moscow State University (Branch in Sevastopol), Sevastopol – Russia

Senior Lecturer of the Department of Psychology.

Bogdan I. Terentyev, Lomonosov Moscow State University (Branch in Sevastopol), Sevastopol – Russia

Student of the Faculty of Psychology.

Ekaterina M. Lukina, Lomonosov Moscow State University (Branch in Sevastopol), Sevastopol – Russia

Student of the Faculty of Psychology.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

NALICHAEVA, S. A.; TKACHENKO, A. A.; BORISENKO, Z. V.; TERENTYEV, B. I.; LUKINA, E. M. Resiliência e motivação de voluntários. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 4383–4398, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.17391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17391. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos