Aquisição da linguagem do soldado moderno para o serviço

insights e potencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp2.20660

Palavras-chave:

Inglês para aplicação da lei, Inglês para fins específicos, Métodos de ensino de línguas estrangeiras, Terminologia militar, Ensino de idiomas

Resumo

O artigo aborda a necessidade de aprimorar as competências linguísticas dos militares ucranianos para fortalecer a cooperação internacional, participar em missões de paz e atuar em operações multinacionais. Diante da crescente importância das tarefas em contextos internacionais, busca-se desenvolver práticas de ensino modernas adaptadas às exigências do serviço militar. O objetivo é identificar métodos eficazes de ensino de línguas estrangeiras para o pessoal militar. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, aplicação de questionários a militares com formação linguística e análise comparativa entre métodos tradicionais e inovadores. Os resultados indicaram que a aprendizagem combinada, integrando ensino presencial e online, foi a mais eficaz, seguida pela formação por simulação em ambientes próximos às situações reais de serviço. A gamificação também apresentou impacto positivo, aumentando a motivação e o engajamento. Conclui-se que métodos híbridos e interativos potencializam o domínio linguístico e a eficiência comunicativa dos militares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viktoriia Romaniuk, Universidade Nacional de Defesa da Ucrânia

Departamento de Línguas Estrangeiras, Universidade Nacional de Defesa da Ucrânia, Kiev, Ucrânia.

Tetiana Datska, Universidade Estatal Central Ucraniana Volodymyr Vynnychenko

Cátedra de Línguas Germânicas, Literatura Mundial e Métodos de Ensino, Departamento de Filologia Ucraniana, Línguas Estrangeiras e Comunicação Social, Universidade Estatal Central Ucraniana Volodymyr Vynnychenko, Kropyvnytskyi, Ucrânia.

Vira Aksonova, Universidade Estatal de Assuntos Internos de Donetsk

Departamento de Línguas Estrangeiras, Faculdade de Formação de Especialistas para Unidades de Investigação Pré-Julgamento, Universidade Estatal de Assuntos Internos de Donetsk, Kryvyi Rih, Ucrânia.

Yaroslav Chernionkov, Universidade Estatal de Assuntos Internos de Donetsk

Departamento de Línguas Estrangeiras, Faculdade n.º 1, Universidade Estatal de Assuntos Internos de Donetsk, Kryvyi Rih, Ucrânia.

Iryna Snisarenko, Universidade Estatal de Assuntos Internos de Donetsk

Departamento de Línguas Estrangeiras, Faculdade n.º 1, Universidade Estatal de Assuntos Internos de Donetsk, Kryvyi Rih, Ucrânia.

Referências

Arora, P., Khullar, V., Kansal, I., Kumar, R., & Popli, R. (2024). Privacy-preserving federated learning system (f-PPLS) for military focused area classification. Multimedia Tools and Applications, 84, 11221–11247. https://doi.org/10.1007/s11042-024-19358-7

Batsurovska, I. V., Dotsenko, N. A., Lymar, O. O., Gorbenko, O. A., & Kurepin, V. M. (2024). Implementation of open educational resources in the context of a student-centred approach. Educational Dimension, 12, 14–23. https://doi.org/10.55056/ed.807

Batsurovska, I., Dotsenko, N., Gorbenko, O., & Kim, N. (2021). The technology of competencies acquisition by bachelors in higher education institutions in the conditions of the digital media communication environment. In ICNTLLSC-2021: International Conference on New Trends in Languages, Literature, and Social Communications (pp. 206–213). Atlantis Press. https://doi.org/10.2991/assehr.k.210525.025

Biesold, K. H., Zimmermann, P., & Barre, K. (2022). Military. In A. Maercker (Ed.), Trauma sequelae (pp. 441–459). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-662-64057-9_24

Er, M. (2012). The role of foreign language in the success of global military operations and English as a global lingua franca. International Journal of Social Sciences and Humanity Studies, 4(1), 279–286. https://dergipark.org.tr/tr/download/article-file/257282

Eriksson, F. (2024). Military history and military theory. In A. M. Sookermany (Ed.), Handbook of military sciences (pp. 1–16). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-02866-4_90-1

Estève, A. (2023). Preparing the French military to a warming world: Climatization through riskification. In S. Aykut & L. Maertens (Eds.), The climatization of global politics (pp. 101–119). Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-031-17895-5_6

Fan, X. (2023). Accelerated English teaching methods: The role of digital technology. Journal of Psycholinguistic Research, 52, 1545–1558. https://doi.org/10.1007/s10936-023-09961-4

Kim, J. W., Yoon, C., & Jung, H. Y. (2024). A military audio dataset for situational awareness and surveillance. Scientific Data, 11, 668. https://doi.org/10.1038/s41597-024-03511-w

Klimova, B., Pikhart, M., & Benites, A. D. (2023). Neural machine translation in foreign language teaching and learning: A systematic review. Education and Information Technologies, 28, 663–682. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11194-2

Kreutzer, R. T. (2024). Military sector. In Understanding artificial intelligence: Fundamentals, use cases and methods for a corporate ai journey (pp. 401–406). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-658-46131-7_10

Li, M., Li, G., & Wang, N. (2019). Thoughts about foreign language teaching planning reform in military academies. Open Journal of Social Sciences, 7(3), 491–498. https://doi.org/10.4236/jss.2019.73040

Madej, P. (2017). The use of ICT tools for teaching foreign languages in the military sector. Security and Defence Quarterly, 15(2), 85–107. https://doi.org/10.35467/sdq/103191

Pateșan, M., & Zechia, D. (2018). Foreign language education in the military. International Conference Knowledge-Based Organization, 24(2), 351–357. https://doi.org/10.1515/kbo-2018-0114

Petursdottir, A. I., & Oliveira, J. S. C. D. (2023). Teaching foreign language. In J. L. Matson (Ed.), Handbook of applied behavior analysis: Integrating Research into Practice (pp. 1059–1076). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-031-19964-6_56

Popescu, M., Buluc, R., Costea, L., & Tomescu, S. (2013). Technology-enhanced learning and student-centeredness in a foreign language military class: A case study. https://www.researchgate.net/publication/287054963_Technology-enhanced-learning_and_student-centeredness_in_a_foreign_language_military_class_-_a_case_study

Sahu, K., Kumar, R., Srivastava, R. K., & Singh, A. (2024). Military computing security: Insights and implications. Journal of The Institution of Engineers (India): Series B, 106, 1091–1115. https://doi.org/10.1007/s40031-024-01136-6

Shruthi, H. L., Radhakrishnan, A., Veigas, A. D., & Prasad, K. (2025). Analyzing pedagogy and education in English language teaching using information and communication technology. Education and Information Technologies, 30, 16551–16573. https://doi.org/10.1007/s10639-025-13439-2

Siegel, A., Vance, M., & Nilsson, D. (2024). Military English language education: A scoping review of 30 years of research. Innovation in Language Learning and Teaching, 1–19. https://doi.org/10.1080/17501229.2024.2370986

Sun, Y., Wang, J., Wu, W., & You, Y. (2025). YOLO-E: A lightweight object detection algorithm for military targets. Signal, Image and Video Processing, 19(241). https://doi.org/10.1007/s11760-024-03808-8

Tuncay, H. (1996). Foreign language teaching for military task purposes: TASK: Oriented Foreign Language Education (TOFLE). In Bureau for International Language Co-ordination Conference Report Book held in Lackland Air Force Base (pp. 71–79). BILC. https://hidayettuncay.com/makaleler/FOREIGN-LANGUAGE-TEACHING-FOR-MILITARY-TASK-PURPOSES.pdf

Wood, N. G. (2024). Explainable AI in the military domain. Ethics and Information Technology, 26(29). https://doi.org/10.1007/s10676-024-09762-w

Wu, M., & Wang, D. (2024). Tracing the evolution of ancient Chinese military science through classical texts. Heritage Science, 12(431). https://doi.org/10.1186/s40494-024-01536-3

Publicado

25/11/2025

Como Citar

Romaniuk, V., Datska, T., Aksonova, V., Chernionkov, Y., & Snisarenko, I. (2025). Aquisição da linguagem do soldado moderno para o serviço: insights e potencial. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(esp2), e025057. https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp2.20660

Edição

Seção

Ensaios e Comunicação Cien´tifica