Aquisição da linguagem do soldado moderno para o serviço
insights e potencial
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp2.20660Palavras-chave:
Inglês para aplicação da lei, Inglês para fins específicos, Métodos de ensino de línguas estrangeiras, Terminologia militar, Ensino de idiomasResumo
O artigo aborda a necessidade de aprimorar as competências linguísticas dos militares ucranianos para fortalecer a cooperação internacional, participar em missões de paz e atuar em operações multinacionais. Diante da crescente importância das tarefas em contextos internacionais, busca-se desenvolver práticas de ensino modernas adaptadas às exigências do serviço militar. O objetivo é identificar métodos eficazes de ensino de línguas estrangeiras para o pessoal militar. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, aplicação de questionários a militares com formação linguística e análise comparativa entre métodos tradicionais e inovadores. Os resultados indicaram que a aprendizagem combinada, integrando ensino presencial e online, foi a mais eficaz, seguida pela formação por simulação em ambientes próximos às situações reais de serviço. A gamificação também apresentou impacto positivo, aumentando a motivação e o engajamento. Conclui-se que métodos híbridos e interativos potencializam o domínio linguístico e a eficiência comunicativa dos militares.
Downloads
Referências
Arora, P., Khullar, V., Kansal, I., Kumar, R., & Popli, R. (2024). Privacy-preserving federated learning system (f-PPLS) for military focused area classification. Multimedia Tools and Applications, 84, 11221–11247. https://doi.org/10.1007/s11042-024-19358-7
Batsurovska, I. V., Dotsenko, N. A., Lymar, O. O., Gorbenko, O. A., & Kurepin, V. M. (2024). Implementation of open educational resources in the context of a student-centred approach. Educational Dimension, 12, 14–23. https://doi.org/10.55056/ed.807
Batsurovska, I., Dotsenko, N., Gorbenko, O., & Kim, N. (2021). The technology of competencies acquisition by bachelors in higher education institutions in the conditions of the digital media communication environment. In ICNTLLSC-2021: International Conference on New Trends in Languages, Literature, and Social Communications (pp. 206–213). Atlantis Press. https://doi.org/10.2991/assehr.k.210525.025
Biesold, K. H., Zimmermann, P., & Barre, K. (2022). Military. In A. Maercker (Ed.), Trauma sequelae (pp. 441–459). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-662-64057-9_24
Er, M. (2012). The role of foreign language in the success of global military operations and English as a global lingua franca. International Journal of Social Sciences and Humanity Studies, 4(1), 279–286. https://dergipark.org.tr/tr/download/article-file/257282
Eriksson, F. (2024). Military history and military theory. In A. M. Sookermany (Ed.), Handbook of military sciences (pp. 1–16). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-02866-4_90-1
Estève, A. (2023). Preparing the French military to a warming world: Climatization through riskification. In S. Aykut & L. Maertens (Eds.), The climatization of global politics (pp. 101–119). Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-031-17895-5_6
Fan, X. (2023). Accelerated English teaching methods: The role of digital technology. Journal of Psycholinguistic Research, 52, 1545–1558. https://doi.org/10.1007/s10936-023-09961-4
Kim, J. W., Yoon, C., & Jung, H. Y. (2024). A military audio dataset for situational awareness and surveillance. Scientific Data, 11, 668. https://doi.org/10.1038/s41597-024-03511-w
Klimova, B., Pikhart, M., & Benites, A. D. (2023). Neural machine translation in foreign language teaching and learning: A systematic review. Education and Information Technologies, 28, 663–682. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11194-2
Kreutzer, R. T. (2024). Military sector. In Understanding artificial intelligence: Fundamentals, use cases and methods for a corporate ai journey (pp. 401–406). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-658-46131-7_10
Li, M., Li, G., & Wang, N. (2019). Thoughts about foreign language teaching planning reform in military academies. Open Journal of Social Sciences, 7(3), 491–498. https://doi.org/10.4236/jss.2019.73040
Madej, P. (2017). The use of ICT tools for teaching foreign languages in the military sector. Security and Defence Quarterly, 15(2), 85–107. https://doi.org/10.35467/sdq/103191
Pateșan, M., & Zechia, D. (2018). Foreign language education in the military. International Conference Knowledge-Based Organization, 24(2), 351–357. https://doi.org/10.1515/kbo-2018-0114
Petursdottir, A. I., & Oliveira, J. S. C. D. (2023). Teaching foreign language. In J. L. Matson (Ed.), Handbook of applied behavior analysis: Integrating Research into Practice (pp. 1059–1076). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-031-19964-6_56
Popescu, M., Buluc, R., Costea, L., & Tomescu, S. (2013). Technology-enhanced learning and student-centeredness in a foreign language military class: A case study. https://www.researchgate.net/publication/287054963_Technology-enhanced-learning_and_student-centeredness_in_a_foreign_language_military_class_-_a_case_study
Sahu, K., Kumar, R., Srivastava, R. K., & Singh, A. (2024). Military computing security: Insights and implications. Journal of The Institution of Engineers (India): Series B, 106, 1091–1115. https://doi.org/10.1007/s40031-024-01136-6
Shruthi, H. L., Radhakrishnan, A., Veigas, A. D., & Prasad, K. (2025). Analyzing pedagogy and education in English language teaching using information and communication technology. Education and Information Technologies, 30, 16551–16573. https://doi.org/10.1007/s10639-025-13439-2
Siegel, A., Vance, M., & Nilsson, D. (2024). Military English language education: A scoping review of 30 years of research. Innovation in Language Learning and Teaching, 1–19. https://doi.org/10.1080/17501229.2024.2370986
Sun, Y., Wang, J., Wu, W., & You, Y. (2025). YOLO-E: A lightweight object detection algorithm for military targets. Signal, Image and Video Processing, 19(241). https://doi.org/10.1007/s11760-024-03808-8
Tuncay, H. (1996). Foreign language teaching for military task purposes: TASK: Oriented Foreign Language Education (TOFLE). In Bureau for International Language Co-ordination Conference Report Book held in Lackland Air Force Base (pp. 71–79). BILC. https://hidayettuncay.com/makaleler/FOREIGN-LANGUAGE-TEACHING-FOR-MILITARY-TASK-PURPOSES.pdf
Wood, N. G. (2024). Explainable AI in the military domain. Ethics and Information Technology, 26(29). https://doi.org/10.1007/s10676-024-09762-w
Wu, M., & Wang, D. (2024). Tracing the evolution of ancient Chinese military science through classical texts. Heritage Science, 12(431). https://doi.org/10.1186/s40494-024-01536-3
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


