O diálogo no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Sonia Maria Villela Bueno USP – Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Cássia Tiemi Nagasawa Ebisui Mestranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica. USP – Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Programa de Enfermagem Psiquiátrica. Ribeirão Preto – SP – Brasil. 14040-902. CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Araraquara – SP – Brasil.
  • Joseane de Souza Mestranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica. USP – Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Programa de Enfermagem Psiquiátrica. Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Marciana Gonçalves Farinha Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica. USP – Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Programa de Enfermagem Psiquiátrica. Ribeirão Preto – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v5i0.9507

Palavras-chave:

Diálogo, Paulo Freire, Educação,

Resumo

Neste trabalho analisamos entrevistas de professores sobre o diálogo na relação professor-aluno. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas, sustentadas na pesquisa-ação. Usamos método participativo fundamentado em Paulo Freire. Pesquisamos onze professores do ensino médio com proximidade e identificação com esse educador. As falas foram classificadas, destacando o significado do pensamento de Freire, categorizando definição sobre esse educador; suas contribuições sociais educacionais. Para as significações do diálogo na relação professor-aluno, o categorizamos como sendo recurso didático e tendo papel humanizador. Portanto, concluímos que o diálogo tem um papel humanizador na educação, sendo o educador agente humanizador na utilização deste, recurso.

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Publicado

07/03/2017

Como Citar

BUENO, S. M. V.; EBISUI, C. T. N.; SOUZA, J. de; FARINHA, M. G. O diálogo no processo ensino-aprendizagem. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 5, 2017. DOI: 10.26673/tes.v5i0.9507. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9507. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos