Avaliação enquanto instrumento para nortear a inclusão escolar

Autores

  • Stephânia Cottorello Vitorino Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Sonia Maria Duarte Grego Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10900

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Avaliação. Deficiência intelectual.

Resumo

O presente trabalho é um recorte da Tese de Doutorado etem como objetivodiscutir a avaliação escolar dentro do contexto inclusivo, em uma escola para todos. Primeiramente é abordado o impasse da avaliação e os conflitos que a mesma proporciona para alunos, professores e gestores. Também é abordado o papel da avaliação classificatória, construída culturalmente, portanto, distante do seu objetivo enquanto instrumento de reflexão sobre a ação pedagógica e consequentemente sobre a aprendizagem do aluno. Em seguida, é abordada a educação para todos, mais especificamente o aluno com deficiência intelectual no contexto de uma escola inclusiva, e a avaliação enquanto instrumento capaz de nortear uma educação que realmente atenda as necessidades específicas de cada aluno. 

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Biografia do Autor

Stephânia Cottorello Vitorino, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar

Sonia Maria Duarte Grego, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Professora Adjunto  do Departamento de Didática

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

VITORINO, S. C.; GREGO, S. M. D. Avaliação enquanto instrumento para nortear a inclusão escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 200–211, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10900. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10900. Acesso em: 19 abr. 2024.