Descrição do quadro pronominal presente tanto nos principais compêndios gramaticais tradicionais quanto nas gramáticas de orientação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12933

Palavras-chave:

Quadro pronominal, Gramática normativa/descritiva, Fenômeno variável.

Resumo

Dentre os fenômenos variáveis presentes no Português Brasileiro, há um que é instigante, pois, apesar de presente na oralidade da norma culta urbana, ainda não goza de franca aceitação na modalidade escrita, sobretudo a praticada no âmbito escolar: a variação nós/a gente para a expressão da primeira pessoa do plural(P4). O presente artigo apresentará a descrição do quadro pronominal do português nas gramáticas normativas e nas de orientação linguística. Também serão apresentados resultados de pesquisas sociolinguísticas sobre o uso de a gente. Verificou-se que as gramáticas normativas não descrevem no quadro pronominal do Português Brasileiro o fenômeno variável para expressão do P4, desprestigiando o falar usual dos brasileiros. Já as gramáticas descritivas, de modo geral, conferem ao pronome inovador um status desprestigioso e informal, restringindo-o à oralidade. Tais gramáticas ignoram as pesquisas sociolinguísticas que confirmam a presença de a gente mesmo no falar culto urbano em meios acadêmicos e padronizadores.

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Biografia do Autor

Cátia Cilene Pereira Meireles Cunha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ

Mestra em Letras. Professora na Rede Estadual do Rio de janeiro.

Maricineia Pereira Meireles da Silva, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Mestrado acadêmico Interdisciplinar em Saúde e Educação (UniFOA). Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ). Especialização em Língua Portuguesa. Professora no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

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Publicado

01/02/2019

Como Citar

CUNHA, C. C. P. M.; SILVA, M. P. M. da. Descrição do quadro pronominal presente tanto nos principais compêndios gramaticais tradicionais quanto nas gramáticas de orientação linguística. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 104–127, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.12933. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12933. Acesso em: 24 dez. 2024.