Descrição do quadro pronominal presente tanto nos principais compêndios gramaticais tradicionais quanto nas gramáticas de orientação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12933

Palavras-chave:

Quadro pronominal, Gramática normativa/descritiva, Fenômeno variável.

Resumo

Dentre os fenômenos variáveis presentes no Português Brasileiro, há um que é instigante, pois, apesar de presente na oralidade da norma culta urbana, ainda não goza de franca aceitação na modalidade escrita, sobretudo a praticada no âmbito escolar: a variação nós/a gente para a expressão da primeira pessoa do plural(P4). O presente artigo apresentará a descrição do quadro pronominal do português nas gramáticas normativas e nas de orientação linguística. Também serão apresentados resultados de pesquisas sociolinguísticas sobre o uso de a gente. Verificou-se que as gramáticas normativas não descrevem no quadro pronominal do Português Brasileiro o fenômeno variável para expressão do P4, desprestigiando o falar usual dos brasileiros. Já as gramáticas descritivas, de modo geral, conferem ao pronome inovador um status desprestigioso e informal, restringindo-o à oralidade. Tais gramáticas ignoram as pesquisas sociolinguísticas que confirmam a presença de a gente mesmo no falar culto urbano em meios acadêmicos e padronizadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Cilene Pereira Meireles Cunha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica – RJ

Mestra em Letras. Professora na Rede Estadual do Rio de janeiro.

Maricineia Pereira Meireles da Silva, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Mestrado acadêmico Interdisciplinar em Saúde e Educação (UniFOA). Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ). Especialização em Língua Portuguesa. Professora no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

Referências

AZEREDO, J. C. de Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em Língua Materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

CASTILHO, A. T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010

CUNHA, C. F.; Cintra, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FARACO, C. A. Norma culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LOPES, C.R.S. Nós e a gente no português falado culto do Brasil. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ. Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993.

LOPES, C.R.S. A inserção de ´a gente´ no quadro pronominal do português. Frankfurt/Madri: Vervuert/Iberoamericana, v. 18, 2003.

LOPES, C.R.S. A gramaticalização de a gente em português em tempo real de longa e de curta duração: retenção e mudança na especificação dos traços intrínsecos. Fórum Linguístico, v. 4, n. 1. Florianópolis, jul. 2004. p. 47-80.

LOPES, C.R.S. A gramaticalização de a gente em português em tempo real de longa e de curta duração: retenção e mudança na especificação dos traços intrínsecos. Fórum Linguístico, v. 4, n. 1, p. 47-80, 2007.

MACHADO, M. S. Sujeitos pronominais “nós” e “a gente”: variação em dialetos populares do norte fluminense. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.

MAIA, F. P. S. A variação “nós” / “a gente” no dialeto mineiro: investigando a transição. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

MENDONÇA, A. K. Nós e a gente em Vitória: análise sociolinguística da fala capixaba. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

OMENA, N. P. A referência variável da primeira pessoa do discurso no Plural. In: NARO, A. J. et al. Relatório Final de Pesquisa: Projeto Subsídios do Projeto Censo à Educação, Rio de Janeiro, UFRJ, 1986.

OMENA, N. P. As influências sociais na variação entre nós e a gente na função de sujeito. In: OLIVEIRA E SILVA, G. M.; SCHERRE, M. M. P. Padrões Sociolinguísticos: análises de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 309-323, 1996

OMENA, N. P. A referência à primeira pessoa do plural: variação ou mudança? In: PAIVA, M. C.; DUARTE, M. E. L. (Org.). Mudança linguística em tempo real. Rio de Janeiro: Contracapa, 2003.

ROCHA, F. C. F. A alternância nos pronomes pessoais e possessivos do português de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa, Belo Horizonte, Faculdade de Letras/PUC-MG, 2009

ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa. J. Olympio, 2008 [1972].

SILVA, C. de O.; SILVA, E. G.de O.; ARAÚJO, L. A. M.; OLIVEIRA, T. A. Tecendo Linguagens. 4 eds. IBEP, 2015

VIANNA, J. B. S. Semelhanças e diferenças na implementação de a gente em variedades do português. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,235f, 2011

Downloads

Publicado

01/02/2019

Como Citar

CUNHA, C. C. P. M.; SILVA, M. P. M. da. Descrição do quadro pronominal presente tanto nos principais compêndios gramaticais tradicionais quanto nas gramáticas de orientação linguística. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 104–127, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.12933. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12933. Acesso em: 20 abr. 2024.