Relatório da pesquisa sobre educação e pandemia na Região Sul-Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18640Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Secretarias Municipais da Educação, Região Sul-FluminenseResumo
Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre Os Impactos de Pandemia na Educação, realizado pelo Observatório da Violência no ano de 2021. A pesquisa teve como objetivo compreender como o cenário apresentado pelo Coronavírus impactou as escolas da Região Sul-Fluminense, e que medidas, de caráter gerencial e pedagógico, foram tomadas. O método de pesquisa utilizado foi a abordagem quali-quantitativa. Tivemos 61 gestores respondentes ao questionário on-line, com os seguintes tópicos: interações entre comunidade educativa, família, professor e alunos; uso dos recursos tecnológicos; processo de ensino, aprendizagem e avaliação; e merenda escolar. Algumas fragilidades foram evidenciadas: comunicação entre a Secretaria de Educação e escolas na tomada de decisão, frente à epidemia, acesso à Internet e ao uso de plataformas, acarretando dificuldade na disponibilização das aulas, falta de infraestrutura tecnológica das secretarias, utilização tímida dos recursos tecnológicos e de novas estratégias para o desenvolvimento de conteúdos e da avaliação da aprendizagem.
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