Relatório da pesquisa sobre educação e pandemia na Região Sul-Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18640

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Secretarias Municipais da Educação, Região Sul-Fluminense

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre Os Impactos de Pandemia na Educação, realizado pelo Observatório da Violência no ano de 2021. A pesquisa teve como objetivo compreender como o cenário apresentado pelo Coronavírus impactou as escolas da Região Sul-Fluminense, e que medidas, de caráter gerencial e pedagógico, foram tomadas. O método de pesquisa utilizado foi a abordagem quali-quantitativa. Tivemos 61 gestores respondentes ao questionário on-line, com os seguintes tópicos: interações entre comunidade educativa, família, professor e alunos; uso dos recursos tecnológicos; processo de ensino, aprendizagem e avaliação; e merenda escolar. Algumas fragilidades foram evidenciadas: comunicação entre a Secretaria de Educação e escolas na tomada de decisão, frente à epidemia, acesso à Internet e ao uso de plataformas, acarretando dificuldade na disponibilização das aulas, falta de infraestrutura tecnológica das secretarias, utilização tímida dos recursos tecnológicos e de novas estratégias para o desenvolvimento de conteúdos e da avaliação da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Maria Dinardi Barbosa Barros, Centro Universitário de Barra Mansa

Professora Doutoranda e Pesquisadora.

Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves, Centro Universitário de Barra Mansa

Brasil. Professora e pesquisadora.

Maricinéia Pereira Meireles da Silva, Centro Universitário de Barra Mansa

Professora Mestre e Pesquisadora.

Referências

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Publicado

31/10/2023

Como Citar

BARROS, A. M. D. B.; ESTEVES, R. M. M. G.; SILVA, M. P. M. da. Relatório da pesquisa sobre educação e pandemia na Região Sul-Fluminense. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.2, p. e023021, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18640. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18640. Acesso em: 25 dez. 2024.