Relatório da pesquisa sobre educação e pandemia na Região Sul-Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18640

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Secretarias Municipais da Educação, Região Sul-Fluminense

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre Os Impactos de Pandemia na Educação, realizado pelo Observatório da Violência no ano de 2021. A pesquisa teve como objetivo compreender como o cenário apresentado pelo Coronavírus impactou as escolas da Região Sul-Fluminense, e que medidas, de caráter gerencial e pedagógico, foram tomadas. O método de pesquisa utilizado foi a abordagem quali-quantitativa. Tivemos 61 gestores respondentes ao questionário on-line, com os seguintes tópicos: interações entre comunidade educativa, família, professor e alunos; uso dos recursos tecnológicos; processo de ensino, aprendizagem e avaliação; e merenda escolar. Algumas fragilidades foram evidenciadas: comunicação entre a Secretaria de Educação e escolas na tomada de decisão, frente à epidemia, acesso à Internet e ao uso de plataformas, acarretando dificuldade na disponibilização das aulas, falta de infraestrutura tecnológica das secretarias, utilização tímida dos recursos tecnológicos e de novas estratégias para o desenvolvimento de conteúdos e da avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Dinardi Barbosa Barros, Centro Universitário de Barra Mansa

Professora Doutoranda e Pesquisadora.

Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves, Centro Universitário de Barra Mansa

Brasil. Professora e pesquisadora.

Maricinéia Pereira Meireles da Silva, Centro Universitário de Barra Mansa

Professora Mestre e Pesquisadora.

Referências

ALPINO, T. M. A.; SANTOS, C. R. B.; BARROS, D. C.; FREITAS, C. M. COVID-19 e (in)segurança alimentar e nutricional: ações do Governo Federal brasileiro na pandemia frente aos desmontes orçamentários e institucionais. Cadernos de Saúde Pública, [S. l.], v. 36, n. 8, 2020. DOI: 10.1590/0102-311X00161320. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/JfJpwMh9ZDrrsM9QG38VnBm/. Acesso em: 27 fev. 2022.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Relatório Guia Edutec: Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras em 2022. São Paulo: CIEB, 2022.

PNUD; UNICEF; UNESCO; UNESCO. COVID-19 e desenvolvimento sustentável: avaliando a crise de olho na recuperação. Brasília, DF: PNUD, UNICEF, UNESCO, OPAS, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/16086/file. Acesso em: 20 fev. 2022.

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE (GESTRADO). Trabalho docente em tempos de pandemia: relatório técnico. Belo Horizonte: UFMG, 2021.

IPEA. Atlas da Violência. Brasília: IPEA, 2020. DOI: 10.38116.riatlasdaviolencia2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/24/atlas-da-violencia-2020. Acesso em: 20 fev. 2022.

REDE PENSSAN. REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil: II VIGISAN – relatório final. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert, Rede PENSSAN, 2022. Disponível em: https://olheparaafome.com.br/wp-content/ uploads/2022/06/Relatorio-II-VIGISAN-2022.pdf. Acesso em: 23 ago. 2022.

Publicado

31/10/2023

Como Citar

BARROS, A. M. D. B.; ESTEVES, R. M. M. G.; SILVA, M. P. M. da. Relatório da pesquisa sobre educação e pandemia na Região Sul-Fluminense. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.2, p. e023021, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18640. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18640. Acesso em: 22 nov. 2024.