A construção de conceitos geográficos na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.13086Palavras-chave:
Infância, Conceitos geográficos, Protagonismo.Resumo
Esta pesquisa apresenta o conceito de infância e como foi constituído por meio da história das sociedades e como diferentes autores discutiram as concepções de ser criança até a contemporaneidade, quando passa a ser considerada em suas peculiaridades. No Brasil vê-se documentos oficiais que abordam estas mudanças e, inclusive políticas que foram criadas para proteção à infância. Ao tomar como ponto inicial o conceito de infância, pretende-se que as crianças estejam no centro desta discussão, o que se objetiva é saber como as crianças constroem os conceitos geográficos, a partir de suas vivências para interiorizá-las de forma concreta. Aqui, quer-se dar vez e voz às crianças, como protagonistas de suas aprendizagens e como seres respeitados em todos os aspectos: físico, humano e moral. A metodologia empregada foi o estudo de caso, os sujeitos da pesquisa foram as crianças da Educação Infantil, e o início da pesquisa se deu a partir do desejo dos alunos de visitarem a casa dos amigos.Downloads
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