A construção de conceitos geográficos na educação infantil

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.13086

Mots-clés :

Infância, Conceitos geográficos, Protagonismo.

Résumé

Esta pesquisa apresenta o conceito de infância e como foi constituído por meio da história das sociedades e como diferentes autores discutiram as concepções de ser criança até a contemporaneidade, quando passa a ser considerada em suas peculiaridades. No Brasil vê-se documentos oficiais que abordam estas mudanças e, inclusive políticas que foram criadas para proteção à infância. Ao tomar como ponto inicial o conceito de infância, pretende-se que as crianças estejam no centro desta discussão, o que se objetiva é saber como as crianças constroem os conceitos geográficos, a partir de suas vivências para interiorizá-las de forma concreta.  Aqui, quer-se dar vez e voz às crianças, como protagonistas de suas aprendizagens e como seres respeitados em todos os aspectos: físico, humano e moral.   A metodologia empregada foi o estudo de caso, os sujeitos da pesquisa foram as crianças da Educação Infantil, e o início da pesquisa se deu a partir do desejo dos alunos de visitarem a casa dos amigos.

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Bibliographies de l'auteur

Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves, Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Resende – RJ

Professora dos Cursos de Pedagogia e Letras da AEDB

Beatriz Karine Cardoso Rocha, Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Resende – RJ

Professora do Colégio de Aplicação da AEDB.

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Publiée

01/02/2019

Comment citer

ESTEVES, R. M. M. G.; ROCHA, B. K. C. A construção de conceitos geográficos na educação infantil. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 148–169, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.13086. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13086. Acesso em: 22 nov. 2024.