Antropologia do consumo – um estudo sobre crenças e opiniões de manada no olhar da psicologia social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.13030

Palavras-chave:

Comportamento, Influência social, Pensamento de massa.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir as principais particularidades da Antropologia da sociedade de consumo de massa segundo as concepções de Bauman, Bourdieu, Migueles, Ortega y Gasset, Kahneman, Ferreira, Affit Bittare, Gustavo Le Bon e De Jesus. Dessa forma, o propósito deste trabalho é apresentar e confrontar as ideias dos autores, o que levam a esses episódios denominados por pensadores e pesquisadores de “sociedade de massa “, episódios que ocorrem corriqueiramente na vida do ser humano. Neste artigo, pretende-se discutir e refletir acerca dos elementos influenciadores na sociedade que interferem no comportamento e ação dos indivíduos no que concerne sobre o consumo alienado, o que os levam a se inserirem nas sociedades de massa, suas performances que os movem a conduzir com indiferença aos assuntos comuns, como também as questões de opiniões e crenças.

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Biografia do Autor

Liliane Aparecida dos Santos Dutra, Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy

Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy – (UK), Ciencias Psicológicas, Buenos Aires Argentina. Doutoranda em Psicologia Social

Alberto José Manuel Rodríguez Blanco, Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy

Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy – (UK), Ciencias Psicológicas, Buenos Aires. Argentina. Director y profesor asociado departamento de psicología.

Referências

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Publicado

01/02/2019

Como Citar

DUTRA, L. A. dos S.; RODRÍGUEZ BLANCO, A. J. M. Antropologia do consumo – um estudo sobre crenças e opiniões de manada no olhar da psicologia social. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 128–134, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.13030. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13030. Acesso em: 19 abr. 2024.