Antropologia do consumo – um estudo sobre crenças e opiniões de manada no olhar da psicologia social
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.13030Palavras-chave:
Comportamento, Influência social, Pensamento de massa.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir as principais particularidades da Antropologia da sociedade de consumo de massa segundo as concepções de Bauman, Bourdieu, Migueles, Ortega y Gasset, Kahneman, Ferreira, Affit Bittare, Gustavo Le Bon e De Jesus. Dessa forma, o propósito deste trabalho é apresentar e confrontar as ideias dos autores, o que levam a esses episódios denominados por pensadores e pesquisadores de “sociedade de massa “, episódios que ocorrem corriqueiramente na vida do ser humano. Neste artigo, pretende-se discutir e refletir acerca dos elementos influenciadores na sociedade que interferem no comportamento e ação dos indivíduos no que concerne sobre o consumo alienado, o que os levam a se inserirem nas sociedades de massa, suas performances que os movem a conduzir com indiferença aos assuntos comuns, como também as questões de opiniões e crenças.Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BITTAR, A. Achologia ou Teoria do Achismo, 2012. Disponível em: https://afifbittar.blogspot.com/2012/02/achologia-ou-teoria-do-achismo.html. Acesso em: 15 jul. 2019.
BOURDIEU, P. A distinção-crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2008.
FERREIRA, R. XV Salão: da fantasia à realidade. Revista Auto Esporte, São Paulo, v. 21, n. 282, 1988.
DE JESUS, J. G. Psicologia das massas: contexto e desafios brasileiros. Psicologia & Sociedade, v. 25, n. 3, p. 493-503, 2013.
KAHNEMAN, D. Rápido e devagar, duas maneiras de pensar. Barcelona: Randon House Mondadori, S.A. 2011.
LE BON, G.As opiniões e as crenças. Rio de Janeiro/Paris, livraria Garnier, 1922.
MIGUELES, C. Antropologia do consumo: casos brasileiros. FGV Editora, 2007.
ORTEGA Y GASSET, J. A rebelião das massas. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/ortega.pdf – 2005. Acesso em: 20 jul. 2019.
REICH, W. Psicologia de massas do fascismo. São Paulo: Martins Editora, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.