15 anos da educação especial no município de Caarapó: construindo práticas pedagógicas inclusivas

Léa Geller, Marli da Costa Gonçalves, Luciene Barbosa Vitor Lima

Resumo


O presente estudo busca retratar a história da construção da educação especial no município de Caarapó-MS, contemplando as mudanças ocorridas, contando um pouco da trajetória e as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEDE) de Caarapó-MS, enfatizando as vivências, as experiências e as práticas desenvolvidas por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que ocorreram na linha de tempo de 2003 a 2018, concentrando-se no processo de evolução por que passou o AEE para transcender as vivências segregacionistas, integracionistas, partindo para a concepção da educação especial na perspectiva inclusiva. Desafios e perspectivas envolvendo o pensar e o fazer por meio das primeiras formações e atuações dos professores, chegando a um olhar integral do desenvolvimento humano, fomentando a autonomia e práticas educacionais que visem potenciar as habilidades dos estudantes.

Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado; Práticas pedagógicas; Inclusão.

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