15 anos da educação especial no município de Caarapó: construindo práticas pedagógicas inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13089

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Práticas pedagógicas, Inclusão.

Resumo

O presente estudo busca retratar a história da construção da educação especial no município de Caarapó-MS, contemplando as mudanças ocorridas, contando um pouco da trajetória e as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEDE) de Caarapó-MS, enfatizando as vivências, as experiências e as práticas desenvolvidas por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que ocorreram na linha de tempo de 2003 a 2018, concentrando-se no processo de evolução por que passou o AEE para transcender as vivências segregacionistas, integracionistas, partindo para a concepção da educação especial na perspectiva inclusiva. Desafios e perspectivas envolvendo o pensar e o fazer por meio das primeiras formações e atuações dos professores, chegando a um olhar integral do desenvolvimento humano, fomentando a autonomia e práticas educacionais que visem potenciar as habilidades dos estudantes.

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Biografia do Autor

Léa Geller, Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó

Psicóloga Escolar. Pós-graduada em Educação Especial pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FAED).

Marli da Costa Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó

Professora do Atendimento Educacional Especializado.

Luciene Barbosa Vitor Lima, Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó

Professora Alfabetizadora. Pós-graduada em Educação Especial pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FAED).

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

GELLER, L.; GONÇALVES, M. da C.; LIMA, L. B. V. 15 anos da educação especial no município de Caarapó: construindo práticas pedagógicas inclusivas. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 208–225, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13089. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13089. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática