Inclusão no ensino superior: um processo em pauta na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13104

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Ensino Superior, Treinamento profissional.

Resumo

O artigo aqui apresentado tem como proposta relatar e refletir sobre como os processos de inclusão vêm sendo construídos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre as iniciativas que a UFJF tem priorizado, destacaremos a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e, mais pontualmente, a criação de uma modalidade de bolsa de treinamento profissional (TP) voltada para o assessoramento ao NAI e o acompanhamento acadêmico dos estudantes com deficiência. Tal projeto tem nos trazido muitos desafios e, ao mesmo tempo, revelado o quanto é importante que os estudantes que não possuem deficiência se vejam como promotores de ações inclusivas e, com os estudantes com deficiência, construam uma universidade mais inclusiva para todos. Para demonstrar o que acabamos de afirmar, utilizaremos alguns trechos das cartas de intenção que os estudantes escreveram para concorrer às bolsas como elementos discursivos importantes para ilustrar a relevância da necessidade de ampliar as práticas inclusivas no interior das universidades e outras instituições de ensino. Os textos dos estudantes revelam aspectos essenciais sobre diferentes nuances da inclusão. Os resultados desta análise apontam que a UFJF, por meio do NAI, vem construindo uma experiência com potencial para desencadear culturas, políticas e práticas de inclusão na comunidade acadêmica, tendo os estudantes como principais protagonistas.

Biografia do Autor

Cassiano Caon Amorim, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professor do Departamento de Educação da UFJF. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Básica (PPGP/UFJF). Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Graduação na UFJF.

Katiuscia C. Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora do Departamento de Educação da UFJF e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAED/UFJF). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade (NEPED-UFJF) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora do Departamento de Educação da UFJF e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

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Publicado

01/08/2019

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Seção

Edição Temática