Inclusão no ensino superior: um processo em pauta na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13104

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Ensino Superior, Treinamento profissional.

Resumo

O artigo aqui apresentado tem como proposta relatar e refletir sobre como os processos de inclusão vêm sendo construídos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre as iniciativas que a UFJF tem priorizado, destacaremos a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e, mais pontualmente, a criação de uma modalidade de bolsa de treinamento profissional (TP) voltada para o assessoramento ao NAI e o acompanhamento acadêmico dos estudantes com deficiência. Tal projeto tem nos trazido muitos desafios e, ao mesmo tempo, revelado o quanto é importante que os estudantes que não possuem deficiência se vejam como promotores de ações inclusivas e, com os estudantes com deficiência, construam uma universidade mais inclusiva para todos. Para demonstrar o que acabamos de afirmar, utilizaremos alguns trechos das cartas de intenção que os estudantes escreveram para concorrer às bolsas como elementos discursivos importantes para ilustrar a relevância da necessidade de ampliar as práticas inclusivas no interior das universidades e outras instituições de ensino. Os textos dos estudantes revelam aspectos essenciais sobre diferentes nuances da inclusão. Os resultados desta análise apontam que a UFJF, por meio do NAI, vem construindo uma experiência com potencial para desencadear culturas, políticas e práticas de inclusão na comunidade acadêmica, tendo os estudantes como principais protagonistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano Caon Amorim, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professor do Departamento de Educação da UFJF. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Básica (PPGP/UFJF). Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Graduação na UFJF.

Katiuscia C. Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora do Departamento de Educação da UFJF e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAED/UFJF). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade (NEPED-UFJF) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG

Professora do Departamento de Educação da UFJF e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Referências

BOOTH, T; AINSCOW, M. Index para inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Tradução Mônica Pereira dos Santos, PHD. 3. ed. Rio de Janeiro: LaPEADE, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC; SEEP; 2008.

CABRAL, L. S. A. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 57, abr. 2018.

______; MELO, F. R. L. V. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educar em Revista, Curitiba, v. 33, número especial, p. 55-70, dez. 2017.

MATOLA, Paulo Ulisses. O desenvolvimento de competências profissionais em projetos de treinamento profissional do Centro de Biologia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora como contribuição para a formação do graduando. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

MELO, S. L.; BORGES, L. O. A transição da universidade ao mercado de trabalho na ótica do jovem. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 27, n. 3, p. 376-395, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932007000300002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 maio 2019.

UFJF. Diretoria de Ações Afirmativas. Disponível em: https://www.ufjf.br/diaaf/. Acesso em: 16 maio 2019.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

01/08/2019

Como Citar

AMORIM, C. C.; ANTUNES, K. C. V.; SANTIAGO, M. C. Inclusão no ensino superior: um processo em pauta na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 334–348, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13104. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13104. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática