A democratização do acesso à Educação Superior brasileira: realidade e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13309

Palavras-chave:

Educação superior, Democratização, Acesso.

Resumo

Considerando a educação como um direito humano, o presente artigo tem como objetivo discutir e analisar a Educação Superior no Brasil, que além de conservar o saber, tem o papel de formar e renovar intelectualmente a experiência humana. Dentro desta perspectiva, é possível observar que se torna preocupante a democratização do acesso diante da atual sociedade capitalista. Para fins desse estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que apresentou como resultado um aumento significativo no número de matriculas neste nível de ensino nos últimos anos, tanto em instituições públicas quanto privadas, o que pode ser justificado pelos programas que facilitam esse acesso. Nesse contexto, espera-se estimular outras iniciativas pedagógicas, com algumas propostas que podem ser praticadas almejando a contribuição de maneira qualitativa para a expansão e a melhoria da qualidade do sistema, pois é necessário ter cautela em analisar a expansão apenas pelo viés quantitativo.

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Biografia do Autor

Tamiris Aparecida Fachinetti, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Eliane Aparecida Piza Candido, Claretiano Centro Universitário (CCU), Batatais – SP

Professor-tutor nas disciplinas de Matemática e Pedagogia dos Cursos de Graduação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (UNESP).

Relma Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Doutora em Educação Especial (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva (GEPEEI).

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Publicado

01/06/2020

Como Citar

FACHINETTI, T. A.; CANDIDO, E. A. P.; CARNEIRO, R. R. U. C. A democratização do acesso à Educação Superior brasileira: realidade e desafios. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 83–95, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13309. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13309. Acesso em: 22 dez. 2024.