Analysis on the inclusion and permanence of students with disabilities in a south university of Minas Gerais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13091

Keywords:

Inclusion, Higher education, Permanence.

Abstract

The inclusion of students with disabilities has been a daily challenge for educational institutions, especially in universities. Therefore, this study aimed to investigate and analyze the process of inclusion and permanence of students with disabilities in a higher education institution located in the South of Minas Gerais. The work is configured as a research with a qualitative approach and with case study characteristics. For data collection, students with disabilities were asked to respond to a questionnaire. Through the analysis it was possible to verify that it is necessary to work with the community actions related to empathy and acceptance of the differences; and with teacher educations that contemplate inclusive practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aurélia Teodoro da Cruz, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itabira – MG

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas.

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itabira – MG

Professora do Instituto de Física e Química (IFQ). Coordenadora do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI)”.

References

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivros, 2005.

BAPTAGLIN, Leila Adriana; SOUZA, Karina Malon. Inclusão na educação superior: uma revisão das produções atuais. 2011. p. 1-10. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/5325.pdf. Acesso em: 17 abr. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEYER, Hugo Otto. Integração e inclusão escolar: reflexões em torno da experiência alemã. Integração e inclusão escolar – Ensaio. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 8, n. 2, p. 157-168, jul./dez. 2002. Disponível em: http://www.socialiris.org/antigo/imagem/boletim/arq4d59d0a4b45ad.pdf. Acesso em: 22 maio 2018.

______. A educação inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Revista Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, n. 22, p. 1-9, 2003. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2003/02/r3.htm. Acesso em: 22 maio 2018.

BRASIL. Lei 5.540/1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: D.O. 5 de outubro de 1988. Disponível em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm. Acesso em: 22 maio 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/1996. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 abr. 2018.

______. Portaria n.º 3.128/2008. Define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual sejam compostas por ações na atenção básica e Serviços de Reabilitação Visual. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de dezembro de 2008. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt3128_24_12_2008.html. Acesso em: 8 out. 2018.

______. Censo Demográfico 2010. Principais resultados – População residente por tipo de deficiência permanente, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/saude/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques. Acesso em: 8 out. 2018.

______. Lei n.º 12.711/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 31 mar. 2018.

______. Resolução CNS n.º 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 23 jul. 2018.

______. Lei n.º 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13144.htm. Acesso em: 31 mar. 2018.

______. Lei n.º 13.409/2016. Altera a Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 de dezembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm. Acesso em: 31 mar. 2018.

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 57, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3364. Acesso em: 23 abr. 2018.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, jun. 1995. ISSN 0034-7590. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901995000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2018.

LANNA JÚNIOR, Mário Cléber Martins (Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

PEREIRA, Marilú Mourão. Inclusão e universidade: análise de trajetórias acadêmicas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 2007. 216f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/14671. Acesso em: 2 abr. 2018.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico – Edição Kindle]. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, Vera Lucia Ruiz Rodrigues da. Educação especial no Paraná: a coexistência do atendimento público e privado nos anos de 1970 e 1980. Curitiba: Appris Editora, 2018.

SIQUEIRA, Andressa Moreira; RODRIGUES, Paloma Alinne Alves. Análise das pesquisas de educação inclusiva em periódicos relacionados ao ensino de ciências. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2016, Anais... 14 p. Acesso em: 6 de ago. 2018.

UNIFEI. Dados gerais – Números Unifei. Disponível em: https://unifei.edu.br/apresentacao/unifei-em-numeros/dados-gerais/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 11 out. 2018.

UNITED NATIONS – DIVISION FOR SOCIAL POLICY AND DEVELOPMENT DISABILITY. Division for Social Policy and Development Disability. 2017. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/disabilities/resources/monitoring-and-evaluation-of-inclusive-development.html. Acesso em: 23 abr. 2018.

Published

01/08/2019

How to Cite

CRUZ, A. T. da; RODRIGUES, P. A. A. Analysis on the inclusion and permanence of students with disabilities in a south university of Minas Gerais. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 241–254, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13091. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13091. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Temática