Programa bolsa permanencia de UFGD: el perfil socioeconómico de los estudiantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12978

Palabras clave:

Democratización de la educación superior, Moniotreo y evaluación, Programa de becas de permanencia.

Resumen

El propósito es establecer una discusión sobre el perfil de los estudiantes atendidos por acciones afirmativas realizadas en la Universidad Federal de Grande Dourados – UFGD. Tales acciones nacen de políticas educativas que se revelan como herramientas importantes para el proceso de democratización del acceso y, especialmente, la permanencia a la educación superior por extractos sociales menos ricos. En la presente investigación, el foco es el programa de bolsa permanencia de la UFGD y, entre los datos recogidos, fue posible rastrear un perfil del público objetivo al que asiste la institución. Argumentamos que este esfuerzo por establecer un perfil del erudito es un medio de contribuir a la optimización de las acciones afirmativas, es decir, consideramos que es a partir de este perfil que tales acciones tendrán mayores condiciones para satisfacer, de hecho, las necesidades de su público objetivo. Estas son discusiones realizadas a la luz de teóricos como Schwartzman (2010) y Gomes (2018). 

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Biografía del autor/a

Adriana Carla Teixeira da Costa Brito, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), concluida no ano de 2007 e Pedagogia (UNINTER), concluída em 2017. Pós - Graduação em Letras/Lato Sensu - Área de Concentração em Estudos Lingüísticos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS no ano de 2009.  Mestre em Administração Pública (PROFIAP - UFGD).  É servidora pública da Universidade Federal da Grande Dourados. Pesquisadora na área de Políticas Públicas, Política de Assistência Estudantil.

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Araraquara (2017). Foi servidora pública Técnico-administrativa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) de 2010 à 2016. Foi membro titular entre 2013 à 2016 do Fórum Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC) do Brasil. É, desde 2017, docente adjunta da Faculdade de Educação da UFGD e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para as áreas de Políticas públicas educacionais e gestão escolar. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Políticas Educacionais; Estudos comparados sobre o direito à educação na América Latina e países lusófonos; Internacionalização e integração da educação no Mercosul.

Vera Luci de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Administração, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (1985); mestrado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, em administração pública, gestão empresarial e gestão ambiental.

Citas

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Publicado

01/02/2019

Cómo citar

BRITO, A. C. T. da C.; SOUZA, K. R.; ALMEIDA, V. L. de. Programa bolsa permanencia de UFGD: el perfil socioeconómico de los estudiantes. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 17–27, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.12978. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12978. Acesso em: 18 jul. 2024.