Pedagogia e o Professor Polivalente: um campo complexo de atuação profissional

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14106

Mots-clés :

Pedagogia, Professor polivalente, Escolarização

Résumé

Este artigo apresenta um panorama do exercício profissional do Professor Polivalente, egresso da Pedagogia, proporcionando um diálogo entre relatos reflexivos da educação básica e elementos de sua constituição, com o objetivo de levantar possibilidades para melhoria de sua formação. Para trilhar este caminho, apresentamos esse profissional sobre o conceito de escolarização e sua influência na constituição da sua identidade, com aporte teórico diverso pela ótica do espaço escolar. Sobre um caminho de incertezas, a trajetória do Professor Polivalente é construída. Identificam-se possibilidades e caminhos formativos que entrelaçam a formação inicial com a formação continuada em exercício, que no dia a dia da escola, possibilitam avanços nas condições pedagógicas. A pesquisa reconhece como a formação inicial pode se apresentar como incompleta ou incerta, mas, seus conceitos e predicados emergem nas tarefas e nos desafios diários do exercício docente, exigindo revisitá-los, fortalecê-los e ampliá-los.

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Bibliographies de l'auteur

Eder Vacilotto, Secretaria Municipal de Educação (SME), Itu – SP

Coordenador Pedagógico da Prefeitura. Mestrado em Educação (UFSCAR).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP

Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP).

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Publiée

31/08/2020

Comment citer

VACILOTTO, E.; FORTUNATO, I. Pedagogia e o Professor Polivalente: um campo complexo de atuação profissional. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 364–380, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.14106. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14106. Acesso em: 22 nov. 2024.