Avaliação do potencial de aprendizagem de um adolescente com síndrome de Williams-Beuren

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.16799

Mots-clés :

Avaliação qualitativa, Educação especial, Mediação escolar

Résumé

Tendo em vista a aprendizagem dos alunos da educação especial, foi realizado um estudo de caso com um adolescente com Síndrome de Williams-Beuren, visando identificar os efeitos da Experiência de Aprendizagem Mediada no desempenho das tarefas durante uma avaliação assistida, realizada em três fases: pré-teste, mediação e pós-teste, utilizando inicialmente o teste de audibilização de Golbet (1988) e atividades do Programa de Enriquecimento Instrumental - Básico de Feuerstein (1980), na fase de mediação. A análise dos dados comparou os resultados da aplicação do teste de audibilização antes e depois da fase de mediação, relacionando-os com a tabela das funções cognitivas de Feuerstein (1980). Os resultados apontam que o adolescente apresentou melhora no desempenho das tarefas após a mediação, demonstrando que possui um potencial de aprendizagem que pode ser estimulado, por exemplo, nos processos cognitivos de integração da linguagem, na apreensão de significados e na expressão verbal.

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Bibliographies de l'auteur

Rosemeire Quilante Azevedo, Pontifícia Universidade Católica (PUC), São Paulo – SP – Brasil

Mestrado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia.

Regina Freire, Pontifícia Universidade Católica (PUC), São Paulo – SP – Brasil

Professora Titular do Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Doutorado em Psicologia da Educação (PUC-SP).

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Publiée

30/11/2022

Comment citer

QUILANTE AZEVEDO, R.; FREIRE, R. M. A. de C. Avaliação do potencial de aprendizagem de um adolescente com síndrome de Williams-Beuren. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022016, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.16799. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16799. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Relatos de Experiências

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