Alfabetização e ensino remoto

Possibilidades e perspectivas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.16858

Mots-clés :

Alfabetização e letramento, Ensino remoto, Pandemia

Résumé

Devido às restrições impostas durante a pandemia pelo novo Coronavírus, alfabetizar e letrar de maneira remota têm sido o desafio de professores alfabetizadores, alunos e familiares. Neste estudo, contextualizou-se o cenário da alfabetização e do ensino remoto nas escolas municipais da cidade de São Paulo após a distribuição gratuita de “tablets” com objetivo de possibilitar o acesso a sua plataforma digital. Mediante a análise documental de forma qualitativa, com revisão sistemática e aplicação de questionário virtual, direcionado aos professores do Ciclo de Alfabetização – 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, foi investigado se os recursos disponibilizados garantiram de forma efetiva o direito à Educação. A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que o investimento foi um marco importante do município para ampliar novas práticas pedagógicas em suas escolas, porém dificuldades inerentes a essa forma de ensino não permitiram o avanço na alfabetização para maioria dos alunos.

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Bibliographies de l'auteur

Vanessa Cristina Santos Araujo Nishimori, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Especialização em andamento em MBA Gestão Escolar. Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura de São Paulo.

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) (ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Professor Associado. Doutor em Educação Escolar (FCLAr/UNESP). Editor na Editora Ibero-Americana de Educação.

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Publiée

30/06/2022

Comment citer

ARAUJO NISHIMORI, V. C. S.; SANTOS CRUZ, J. A. Alfabetização e ensino remoto: Possibilidades e perspectivas. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022007, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.16858. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16858. Acesso em: 26 déc. 2024.