Técnicas tradicionais e digitais para trabalhar com material léxico em aulas de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15731

Palavras-chave:

Comunicação, Língua estrangeira, Alunos, Discurso, Competência comunicativa

Resumo

A relevância deste estudo se deve ao fato de que a habilidade lexical é parte integrante de todos os tipos de atividade da fala, cuja formação, aprimoramento e desenvolvimento é a principal tarefa do ensino de uma língua estrangeira, nomeadamente o Inglês. Os autores enfocam a necessidade de um bom conhecimento do vocabulário para o desenvolvimento bem-sucedido da competência comunicativa dos alunos em um mundo globalizado. O objetivo deste estudo é examinar o processo de formação de competências linguísticas no ensino de uma língua estrangeira e revelar quais técnicas são mais adequadas para os alunos pré-intermediários e intermediários com base na pesquisa realizada entre os alunos do primeiro ano da Universidade Federal de Kazan. Com base na análise de métodos eficazes para a introdução do vocabulário nas aulas de inglês, os autores identificaram 10 estratégias para a aprendizagem eficaz do vocabulário e compararam os métodos tradicionais e digitais de sua introdução e prática. Os autores deste artigo prestam atenção especial à experiência de ativar o aprendizado de um novo vocabulário nas aulas de inglês. Exemplos de exercícios lexicais típicos para cada estágio de trabalho com o vocabulário são sugeridos. São tiradas conclusões com base na pesquisa de 213 alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozaliya M. Shakirzyanova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior lecturer of the Department of Foreign Languages.

Gulnara F. Gali, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Foreign Languages. Candidate of Pedagogic Sciences.

Leona L. Grigorieva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Foreign Languages. Candidate of Pedagogic Sciences.

Alsu S. Khakimzyanova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior lecturer of the Department of Foreign Languages.

Roza R. Zakirova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Foreign Languages. Candidate of Pedagogic Sciences.

Referências

ABROSIMOVA, G. A. et al. Blended learning in university education. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 6-10, 2019.

ANTONACCI, P. A.; O’CALLAGHAN, C. M. Promoting literacy development: research-based strategies for K-8 learners. California: SAGE Publications, Inc., 2011. 167 p.

BAUMANN, J.; WARE, W. E. Edwards, bumping into spicy, tasty words that catch your tongue: A formative experiment on vocabulary instruction. The Reading Teacher, n. 61, p. 108-122, 2007.

BUCKOWIECKI, E.M. Vocabulary instruction: advice to new teachers. New England Association Journal, v. 2, n. 42, p. 29-40, 2006.

COSKIE, T. L.; DAVIS, K. J. Word wall work: Supporting science talk. Science and Children, v. 46, n. 8, p. 56-58, 2009.

CUNNINGHAM, P. Phonic they use: words for reading and writing. 3. ed. New York: Longman-Addison Wesley, 2000. 232 p.

EREMEEVA, G. R. Dialogization of professional communication between students and lecturers. Journal of Organizational Culture, Communications and Conflict, n. 20, p. 128-134, 2016.

HARMON, J. M. et al. Interactive word walls: more than just reading the writing on walls. Journal of Adolescent & Adult Literacy, n. 52, p. 389-408, 2009.

HENRICHS, E. L. Interactive word walls and student perceptions of vocabulary. Texas State University, 2011. Available: https://digital.library.txstate.edu/handle/10877/2473. Access: 04 June 2020.

HILDEN, K.; JONES, J. Classroom word walls: is yours a tool or a decoration? Reading Today, v. 29, n. 4, p. 9-11, 2012.

JACKSON, J. K. Interactive, conceptual word walls: Transforming content vocabulary instruction one word at a time. International Research in Education, v. 2, n. 1, p. 37-46, 2014.

JACKSON, J.; NARVAEZ, R. Interactive word walls: create a tool to increase science vocabulary in five easy steps. Science and Children, v. 51, n. 1, p. 42-49, 2013.

KENT, M. A. The effect of systematic word wall instruction on the literacy achievement of first grade students. UMI No. 30558, 2006. 176 p.

KHUSAINOVA, R. R.; VALEEV, A. A. Technological aspect of the development of university students foreign language activities. Astra Salvensis, n. 6, p. 746-764, 2018.

KONDRATEVA, I.; SABIROVA, D.; PLOTNIKOVA, N. Subjectivity functions in reflexive and intercultural process of linguistic development. Cypriot Journal of Educational Sciences, v. 13, n. 4, p. 529-536, 2018.

KUVSHINOV, V. I. About work with vocabulary in school. Foreign Languages at School, n. 5, p. 20-24, 2015.

KUZNETSOVA, T. M. Stages of work on the word. Foreign Languages at School, n. 5, p. 88-94, 2011.

MAY, B. Will using a classroom word wall help students successfully learn high frequency words? Winona State University Anthology of k-12 language arts action research, ERIC document Reproduction Service, ED 494233. 2004.

ROGOVA, G. V. RABINOVICH, F. M.; SAKHAROV, T. E. Methods of teaching foreign languages in secondary school. Moscow: Education, 2011. 254 p.

SHAKIRZYANOVA, R. M.; ZAKIROVA, R. R. The creativity development of teenagers in leisure time. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 76-80, 2019.

SOLOVYOVA, E. N. Methods of teaching foreign languages. Basic course of lectures / manual for students and teachers in ped. Universities. Moscow: Education, 2012. 321 p.

VALEEV, A. A. et al. Major areas of foreign language speech activity of university students improvement. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 967-977, 2019.

YATES, P.; CUTHRELL, K.; ROSE, M. Out of the room and into the hall: making content word walls work. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies Issues and Ideas, v. 84, n.1, p. 31-36, 2011.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

SHAKIRZYANOVA, R. M.; GALI, G. F.; GRIGORIEVA, L. L.; KHAKIMZYANOVA, A. S.; ZAKIROVA, R. R. Técnicas tradicionais e digitais para trabalhar com material léxico em aulas de inglês. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.3, p. e021060, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.3.15731. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15731. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.