Interação no ciberespaço e formação de professores: análise da sala de interação virtual do programa escola de gestores na Universidade Federal de Ouro Preto

Autores

  • Breynner Ricardo de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Lídia G. Martins
  • Adriana Otoni S. Duarte

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10078

Palavras-chave:

Educação a distância (EaD). Formação continuada de professores. Saber polidocente. Interação.

Resumo

Este artigo analisa a contribuição da Sala de Interação Virtual para o processo de mediação e supervisão do trabalho pedagógico no Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É um dos resultados de uma pesquisa realizada com a equipe de formação do programa, cujo objetivo foi avaliar como os saberes docentes da equipe de formadores são mobilizados e se contribuem para a conformação de um saber polidocente; foram entrevistados 26 profissionais da equipe polidocente que atuaram no programa no período de 2013 a 2015. A análise de conteúdo foi assistida pelo software NVivo®. Os resultados indicam que a Sala de Interação Virtual é um espaço que promove rodadas de interações e trocas com outras pessoas da equipe, contribuindo para a implementação das ações de formação no ciberespaço. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2007). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, do Departamento de Gestão Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada. Coordenador Geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP. Tem experiência na área de políticas públicas, com ênfase em implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais. Desenvolve pesquisas no campo da avaliação e implementação de políticas educacionais e sociais vinculadas às instituições e organizações no nível local, com foco nos processos decisórios, na percepção dos atores envolvidos, nas estratégias de implementação, nos efeitos institucionais produzidos e na dinâmica de trabalho dos sujeitos a elas vinculados.

Referências

BALL, S. et al. How schools do policy: policy enactments in secondary schools. London: Routledge; New York: Taylor & Francis Group, 2012.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 6ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. São Paulo: Editora Zahar, 2001.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 3. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2007.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.

KENSKY, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: SP.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.

LÉVY, P. 1999. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola.

MILL, D. R. S. RIBEIRO, L. R. C; OLIVEIRA, M. R.G. (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

PETERS, O. A Educação a Distância em transição. São Leopoldo, Editora Unisinos, 2003.

PIMENTA, Garrido Selma. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4º ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, M. Educação on line. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

23/08/2017

Como Citar

DE OLIVEIRA, B. R.; MARTINS, L. G.; DUARTE, A. O. S. Interação no ciberespaço e formação de professores: análise da sala de interação virtual do programa escola de gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1441–1461, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10078. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10078. Acesso em: 19 abr. 2024.