Interação no ciberespaço e formação de professores: análise da sala de interação virtual do programa escola de gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10078Palavras-chave:
Educação a distância (EaD). Formação continuada de professores. Saber polidocente. Interação.Resumo
Este artigo analisa a contribuição da Sala de Interação Virtual para o processo de mediação e supervisão do trabalho pedagógico no Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É um dos resultados de uma pesquisa realizada com a equipe de formação do programa, cujo objetivo foi avaliar como os saberes docentes da equipe de formadores são mobilizados e se contribuem para a conformação de um saber polidocente; foram entrevistados 26 profissionais da equipe polidocente que atuaram no programa no período de 2013 a 2015. A análise de conteúdo foi assistida pelo software NVivo®. Os resultados indicam que a Sala de Interação Virtual é um espaço que promove rodadas de interações e trocas com outras pessoas da equipe, contribuindo para a implementação das ações de formação no ciberespaço.
Downloads
Referências
BALL, S. et al. How schools do policy: policy enactments in secondary schools. London: Routledge; New York: Taylor & Francis Group, 2012.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 6ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. São Paulo: Editora Zahar, 2001.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 3. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2007.
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
KENSKY, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: SP.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.
LÉVY, P. 1999. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola.
MILL, D. R. S. RIBEIRO, L. R. C; OLIVEIRA, M. R.G. (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
PETERS, O. A Educação a Distância em transição. São Leopoldo, Editora Unisinos, 2003.
PIMENTA, Garrido Selma. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4º ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, M. Educação on line. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.