As possibilidades da educação não formal nos MOOCs

Autores

  • Jeong Cir Deborah Zaduski
  • Klaus Schlünzen Junior
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10293

Palavras-chave:

MOOCs. Educação Aberta. Aprendizagem ativa.

Resumo

Esse artigo expõe as possibilidades de aprendizagem em um ambiente não formal denominado Unesp Aberta, com cursos oferecidos no formato MOOC, em um espaço virtual aberto, gratuito e totalmente acessível, sem tutoria ou certificação, no qual a construção de conhecimentos é possível e observada a partir da interação entre cursistas. Para verificar a eficácia dessa hipótese, a pesquisa foi subdividida em três estudos: conhecer o perfil dos participantes nesses ambientes, identificando quem são e quais são suas necessidades; averiguar o grau de satisfação dos cursistas em relação ao curso, aos materiais propostos, às interações existentes e a sua percepção sobre a aprendizagem obtida e; identificar mecanismos de comunicação e interação entre aprendizes, tendo como base os fóruns de discussão e outros meios. A abordagem metodológica adotada foi a quanti-qualitativa, utilizando dois instrumentos: a observação não participante de três fóruns de discussão e um questionário semiestruturado enviado para todos os participantes dos cursos de ciências humanas. Foram analisados quantitativamente os 675 questionários considerados válidos, e, qualitativamente, com auxílio do software Iramuteq, as publicações feitas nos fóruns de discussão e as respostas dadas na pergunta aberta do questionário. O estudo proporcionou a identificação do perfil dos aprendizes, a compreensão de suas percepções em relação aos recursos educacionais disponibilizados e à estrutura geral dos cursos. Além disso, foi possível afirmar que foram encontrados indícios de aprendizagem no ambiente de educação não formal analisado.

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

ZADUSKI, J. C. D.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; NASCIMENTO DOS SANTOS, D. A. do. As possibilidades da educação não formal nos MOOCs. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1243–1266, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10293. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10293. Acesso em: 22 dez. 2024.