As contribuições do whatsapp no ensino do espanhol: uma perspectiva de aprendizagem significativa e colaborativa

Autores

  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
  • Márcio Luiz Oliveira Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10298

Palavras-chave:

WhatsApp. Práticas colaborativas. Teoria da aprendizagem significativa. Espanhol.

Resumo

Este artigo descreve uma proposta didática mediada pelo uso do WhatsApp como potencial ferramenta para o ensino do Espanhol como língua adicional. As atividades são elaboradas a partir de práticas colaborativas e significativas, tomando como referência o construto teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 2003) e de Práticas Colaborativas de Escrita. Os resultados identificam contribuições positivas referentes ao aumento do interesse e motivação dos alunos, fomento da competência discursiva do idioma, da interatividade, autonomia e ações que envolvem a autoria e a construção colaborativa em rede de informações compartilhadas de conhecimento.  

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

COELHO, I. M. W. da S.; PINHEIRO, M. L. O. As contribuições do whatsapp no ensino do espanhol: uma perspectiva de aprendizagem significativa e colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1287–1312, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10298. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10298. Acesso em: 8 nov. 2024.