A importância da avaliação por pares e auto avaliação em ABP Aplicada a um curso de administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.10347

Palavras-chave:

Métodos de avaliação. PBL. Aprendizagem em administração. Modelos de aprendizagem.

Resumo

A aprendizagem baseada em projetos (PBL) é uma metodologia de aprendizagem ativa que coloca o aluno no centro da aprendizagem, forçando o professor a assumir um papel de facilitador e coadjuvante. Esta nova postura docente não é menos importante, porque exige muitas mudanças que devem ser promovidas por estes, em particular, relacionadas à coordenação e à organização do projeto de aprendizagem. Uma tarefa importante neste planejamento está relacionada ao método de avaliação, que deve estimular o comportamento discente que promova sua motivação à aprendizagem. Esta foi a preocupação em um programa de graduação em Administração de uma instituição privada na cidade de Campos dos Goytacazes, no Brasil. Esta metodologia exigiu mudanças substanciais nos métodos de ensino/aprendizagem, assim como abordagens de avaliação focadas na presente pesquisa. Este artigo apresenta uma visão geral dos conceitos PBL e da metodologia de avaliação adotada para esse curso específico. Além disso, discute os resultados do novo método de avaliação. Esta foi uma experiência inovadora que confirmou os resultados positivos da experiência PBL dos alunos e também a importância da avaliação por pares nesta metodologia de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Andre Fernando Uebe Mansur, Instituto Federal Fluminense & institutos Superiores de Ensino do CENSA

Administrador. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Informática na Educação no IF Fluminense (NIE/IFF), Núcleo de Subjetivação, autoria, dialogia, aprendizagens, produção de sentido, poética digital, mediação tecnológica, interfaces digitais da UFRGS (NESTA/UFRGS), Grupo de Investigación, Ingenieria del Software y Sociedad de la Información y el Conocimiento pela Universidade Pontifícia de Salamanca em Madri (GISSIC/UPSAM), Núcleo de Estudos de Movimentos Sociais e Cultura da UFF (NUCEMS/UFF), Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem da UENF (CiberRedes/UENF) . Membro do conselho editorial e revisor nas revistas científicas Vértices (IF Fluminense), Perspectivas (ISECENSA), RBIE e ASME/IMECE. Atuou como Diretor de Ciência e Tecnologia pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Membro fundador da Incubadora de Empresas do Norte Fluminense (TecCampos) e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense). Atualmente atua como Coordenador do Departamento de Novas Metodologias e Tecnologias na Educação (COMTED) no IF Fluminense. Desenvolve pesquisas na área de Redes Sociais Digitais aplicadas à Educação, Metodologias de Ensino, assim como Empreendedorismo na Educação. Criador da Rede de Saberes Coletivos (ReSa). Participante do programa de capacitação VET Teachers para o Futuro, na Finlândia, com bolsa SETEC/CNPq. Áreas de estudo em andamento: Modelos de Ensino Aprendizagem, Novas Tecnologias para Educação, Administração e Sociedade, Empreendedorismo, Software Livre na Gestão e Aprendizagem organizacional

Anabela Carvalho Alves, Universidade do Minho

Anabela Carvalho Alves. Concluiu Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho em 2008. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 17 artigos em revistas especializadas e 87 trabalhos em actas de eventos, possui 18 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 57 itens de produção técnica. Participou em 22 eventos no estrangeiro e 25 em Portugal. Orientou 29 dissertações de mestrado e co-orientou 9, alem de ter orientado 23 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura nas áreas de Outras Engenharias e Tecnologias, Engenharia Mecânica e Nanotecnologia. Recebeu 8 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Outras Engenharias e Tecnologias e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 117 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Lean Manufacturing, Ensino na Engenharia, Células de produção, Aprendizagem baseada em projectos, Product Oriented Manufacturing System, Cellular manufacturing, Sistema pull, Metodologia de projecto, Engenharia e Projecto e reconfiguração de sistemas.

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

UEBE MANSUR, A. F.; ALVES, A. C. A importância da avaliação por pares e auto avaliação em ABP Aplicada a um curso de administração. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 451–467, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.10347. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10347. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos