A importância da avaliação por pares e auto avaliação em ABP Aplicada a um curso de administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.10347

Palavras-chave:

Métodos de avaliação. PBL. Aprendizagem em administração. Modelos de aprendizagem.

Resumo

A aprendizagem baseada em projetos (PBL) é uma metodologia de aprendizagem ativa que coloca o aluno no centro da aprendizagem, forçando o professor a assumir um papel de facilitador e coadjuvante. Esta nova postura docente não é menos importante, porque exige muitas mudanças que devem ser promovidas por estes, em particular, relacionadas à coordenação e à organização do projeto de aprendizagem. Uma tarefa importante neste planejamento está relacionada ao método de avaliação, que deve estimular o comportamento discente que promova sua motivação à aprendizagem. Esta foi a preocupação em um programa de graduação em Administração de uma instituição privada na cidade de Campos dos Goytacazes, no Brasil. Esta metodologia exigiu mudanças substanciais nos métodos de ensino/aprendizagem, assim como abordagens de avaliação focadas na presente pesquisa. Este artigo apresenta uma visão geral dos conceitos PBL e da metodologia de avaliação adotada para esse curso específico. Além disso, discute os resultados do novo método de avaliação. Esta foi uma experiência inovadora que confirmou os resultados positivos da experiência PBL dos alunos e também a importância da avaliação por pares nesta metodologia de aprendizagem.

Biografia do Autor

Andre Fernando Uebe Mansur, Instituto Federal Fluminense & institutos Superiores de Ensino do CENSA

Administrador. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Informática na Educação no IF Fluminense (NIE/IFF), Núcleo de Subjetivação, autoria, dialogia, aprendizagens, produção de sentido, poética digital, mediação tecnológica, interfaces digitais da UFRGS (NESTA/UFRGS), Grupo de Investigación, Ingenieria del Software y Sociedad de la Información y el Conocimiento pela Universidade Pontifícia de Salamanca em Madri (GISSIC/UPSAM), Núcleo de Estudos de Movimentos Sociais e Cultura da UFF (NUCEMS/UFF), Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem da UENF (CiberRedes/UENF) . Membro do conselho editorial e revisor nas revistas científicas Vértices (IF Fluminense), Perspectivas (ISECENSA), RBIE e ASME/IMECE. Atuou como Diretor de Ciência e Tecnologia pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Membro fundador da Incubadora de Empresas do Norte Fluminense (TecCampos) e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense). Atualmente atua como Coordenador do Departamento de Novas Metodologias e Tecnologias na Educação (COMTED) no IF Fluminense. Desenvolve pesquisas na área de Redes Sociais Digitais aplicadas à Educação, Metodologias de Ensino, assim como Empreendedorismo na Educação. Criador da Rede de Saberes Coletivos (ReSa). Participante do programa de capacitação VET Teachers para o Futuro, na Finlândia, com bolsa SETEC/CNPq. Áreas de estudo em andamento: Modelos de Ensino Aprendizagem, Novas Tecnologias para Educação, Administração e Sociedade, Empreendedorismo, Software Livre na Gestão e Aprendizagem organizacional

Anabela Carvalho Alves, Universidade do Minho

Anabela Carvalho Alves. Concluiu Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho em 2008. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 17 artigos em revistas especializadas e 87 trabalhos em actas de eventos, possui 18 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 57 itens de produção técnica. Participou em 22 eventos no estrangeiro e 25 em Portugal. Orientou 29 dissertações de mestrado e co-orientou 9, alem de ter orientado 23 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura nas áreas de Outras Engenharias e Tecnologias, Engenharia Mecânica e Nanotecnologia. Recebeu 8 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Outras Engenharias e Tecnologias e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 117 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Lean Manufacturing, Ensino na Engenharia, Células de produção, Aprendizagem baseada em projectos, Product Oriented Manufacturing System, Cellular manufacturing, Sistema pull, Metodologia de projecto, Engenharia e Projecto e reconfiguração de sistemas.

Referências

ALVES, A. C.; MOREIRA, F.; LIMA, R.; SOUSA, R.; DINIS-CARVALHO, J.; MESQUITA, D.; FERNANDES, S.; VAN HATTUM-JANSSEM, N. Project-Based Learning in first year, first semester of industrial engineering and management: some results. Proceedings of the ASME 2012 International Mechanical Engineering Congress & Exposition, Texas, (IMECE2012), november 9-15, Houston, Texas, USA. V. 5, p. 111-120, 2012. Disponível em: http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887307630&partnerID=MN8TOARS. Acesso em: 10 maio 2018.

ALVES, A. C.; MOREIRA, F.; CARVALHO, M. A.; OLIVEIRA, S.; MALHEIRO, T.; BRITO, I.; LEÃO, C. P.; TEIXEIRA, S. Iegrating science, technology, engineering and mathematics contents through pbl methodology in industrial engineering and management first year program. European Journal of Engineering Education, CEEE-2017-0072, 2017.

ALVES, A. C.; MOREIRA, F.; LEÃO, C. L. Peer assessment in PBL: does gender matter? In: 23rd ICE Conference – IEEE ITMC International Conference, “Engineering, Technology & Innovation Management Beyond 2020: New Challenges, New Approaches”, Madeira, Portugal, June 27 – 29, 2017, p. 1398-1402, 2017.

ALVES, A. C.; SOUSA, R. M.; MOREIRA, F.; CARVALHO, M. A.; CARDOSO, E.; PIMENTA, P.; FERNANDES, S.; MESQUITA, D. Managing PBL difficulties in an Industrial Engineering and Management program. Journal of Industrial Engineering and Management, v. 8, n. 3, p. 73-89, 2016.

ALVES, A.; SOUSA, A.; FERNANDES, S.; CARDOSO, E.; CARVALHO, M.; FIGUEIREDO, J.; PEREIRA, R. Teacher's experiences in PBL: implications for practice, European Journal of Engineering Education, v. 41, n. 2, p. 123-141, 2015. DOI: 10.1080/03043797.2015.1023782.

ALVES, A. C.; LEÃO, C. P. Action, practice and research in Project-Based Learning in an Industrial Engineering and Management Program. Proceedings of the ASME 2015 International Mechanical Engineering Congress & Exposition (IMECE2015), november 14-20, 2015, Houston, US. Paper n. IMECE2015-51438, p. V005T05A013. ISBN: 978-0-7918-5742-7. DOI:10.1115/IMECE2015-51438.

ALVES, A. C.; MOREIRA, F.; MESQUITA, D.; FERNANDES, S. Teamwork in Project-Based Learning: engineering students’ perceptions of strengths and weaknesses. Proceedings of the Fourth International Symposium on Project Approaches (PAEE), S. Paulo, 26-27 july, 2012. p. 23-32. ISBN 978-989-8525-14-7.

ANDERSSON, C.; PALM, T. The impact of formative assessment on student achievement: a study of the effects of changes to classroom practice after a comprehensive professional development programm. Elsevier: Learning and Instruction, n. 49, p. 92-102, 2015.

ANDRADE, H.; DU, Y. Student responses to criteria-referenced self-Assessment. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 32, n. 2, p. 159-181, 2007.

BELL, S. Project-Based Learning for the 21st Century: Skills for the Future in The Clearing House. A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, v. 83, n. 2, p. 39-43, 2010.

BIGGS, J.; TANG, C. Teaching for quality learning at university: what the student does. 3rd ed. Society for Research into Higher Education & Open University Press, Maidenhead, 2007.

BLUMENFELD, P. C.; SOLOWAY, E.; MARX, R. W.; KRAJCIK, J. S.; GUZDIAL, M.; PALINCSAR, A. Motivating project-based learning: sustaining the doing, supporting the learning. Educational Psychologist, v. 26, n. 3-4, p. 369-398, 1991.

BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v.5, n. 1, p. 7-74, 1998. DOI: 10.1080/0969595980050102.

BLUMENFELD, P. C.; SOLOWAY, E.; MARX, R. W.; KRAJCIK, J. S.; GUZDIAL, M.; PALINCSAR, A. Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning. Educational psychologist, v. 26, n. 3-4, p 369-398, 1991.

BOUD, D. Assessment and learning: contradictory or complementary? Assessment for Learning in Higher Education, p. 35-48. London: Kogan. 1995.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: creating excitement in the classroom. ASHE-ERIC Higher Education Report. 1991.

CAMPBELL, C. Problem-based learning and project-based learning. Australia: Teacher bulletin, 2014. Disponível em: https://www.teachermagazine.com.au/articles/problem-based-learning-and-project-based-learning. Acesso em: 10 maio 2018.

CHOO, S.; ROTGANS, J.; YEW, E. Effect of worksheet scaffolds on student learning in problem-based learning. Netherlands: Adv Health Sci Educ Theory Pract, Oct; v. 16, n. 4, p. 517–528. 2011.

FALCHIKOV, N. The place of peers in learning and assessment. In: D. BOUD, N. FALCHIKOV (Eds.). Rethinking assessment in higher education: Learning for the longer term. London: Routledge. p. 128-143, 2007.

FRANK, M.; BARZILAI, A. Integrating alternative assessment in a project-based learning course for pre-service science and technology teachers. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 29, n. 1, p 41-61, 2004.

FELDER, R. M.; WOODS, D. R.; STICE, J. E.; RUGARCIA, A. The future of engineering education II: teaching methods that work, Chem. Engr. Education, v. 34, n. 1, p. 26-39, 2000.

FERNANDES, S.; MESQUITA, D.; FLORES, M. A.; LIMA, R. M. Engaging students in learning: Findings from a study of project-led education. European Journal of Engineering Education, v. 39, n. 1, p. 55–67, 2014. DOI: 10.1080/03043797.2013.833170X.

FERNANDES, S.; FLORES, M. A.; LIMA, R. M. Students’ views of assessment in project-led engineering education: findings from a case study in Portugal. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 37, n. 2, p. 163–178, 2012. DOI: 10.1080/02602938.2010.515015X.

HADIM, H. A.; ESCHE, S. K. Enhancing the engineering curriculum through project-based learning. Proceedings of the 32nd ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, Boston, 2002.

HICKMAN, L. A.; NEUBERT, S.; REICH, K. John Dewey between pragmatism and construtivism. New York: Fordham University Press, 2009

HARMER, N. Project-based learning - Literature review. Plymouth University, 2014. Disponível em: https://www.plymouth.ac.uk/uploads/production/document/path/2/2733/Literature_review_Project-based_learning.pdfX. Acesso em: 10 maio 2018.

IACBE. Example of a Business Plan Evaluation Rubric. Kansas: International Assembly for Collegiate Business Education. S. A. Disponível em: http://iacbe.org/pdf/business-plan-rubric.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

JONES, B. F.; RASMUSSEN, C. M.; MOFFITT, M. C. Real-life problem solving: A collaborative approach to interdisciplinary learning. Washington, DC: American Psychological Association, 1997.

KAUFMAN, J. H.; SCHUNN, C. D. Students’ perceptions about peer assessment for writing: their origin and impact on revision work. Pittsburg: University of Pittysburg, 2010. Disponível em: http://www.lrdc.pitt.edu/schunn/research/papers/KaufmanSchunn-StudentPerceptions-.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

KAUFMAN, D. B.; FELDER, R. M. Accounting for individual effort in cooperative teams. Journal of Engineering Education, v. 89, n. 2, p. 133-140, 2000.

KNOLL, M. The Project Method: Its Vocational Education Origin and International Development. Journal of Industrial Teacher Education, v. 34, n. 3, p. 59–80, 1997.

KRAJCIK, J. S.; CZERNIAK, C. M.; BERGER, C. F. Teaching science: a project-based approach, New York: McGraw-Hill College. 1999.

LARMER, J. Project-Based Learning vs. Problem-Based Learning vs. X-BL. Florida: Edutopia, 2015. Disponível em: https://www.edutopia.org/blog/pbl-vs-pbl-vs-xbl-john-larmer. Acesso em: 10 maio 2018.

HARMER, N.; STOKES, A. The benefits and challenges of project-based learning: a review of the literature. Plymouth: PedRIO, 2014.

MOREIRA, F.; RODRIGUES, C.; ALVES, A. C.; MALHEIRO, T.; BRITO, I.; CARVALHO, M. A. Lecturers’ perceptions of a semester-wide interdisciplinary PBL in a master’s degree program in Industrial Engineering and Management. ASME 2017 International Mechanical Engineering Congress and Exposition (IMECE2016), v. 5, Education and Globalization, Tampa, Florida, USA, november 3–9, 2017.

MORGAN, A. Theoretical Aspects of Project-Based Learning in Higher Education. British Journal of Educational Technology, v.14, n. 1, p. 66-78, 1983.

PAUL, M.; OWENCE, C.; CHRISPEN, C.; ALEXANDER, C. R. Peer assessment in Higher education: the roadmap for developing employability skills in potential job seekers. International Journal Educational & Research, v. 1, n. 2, p. 62- 69, 2013.

POWELL, P. Assessment of team-based projects in project-led education. European Journal of Engineering Education, v. 29, n. 2, p. 221-230, 2004. DOI: 10.1080/03043790310001633205.

POWELL, P.; WEENK, W. Project-led Engineering Education. Lemma Publishers, Utrecht. 2003.

RUPP, A.; LEIGHTON, J. P. The Wiley Handbook of Cognition and Assessment: Frameworks, Methodologies and Application. UK: Wiley and Blackwell. 2017.

PUNTAMBEKAR, S.; HÜBSCHER, R. Tools for Scaffolding Students in a Complex Learning Environment: What Have We Gained and What Have We Missed? Educational Psychologist, v. 40, n. 1, p. 1–12, 2005.

RAMSDEN, P. Improving teaching and learning in higher education: the case for a relational perspective. Studies in Higher Education, v. 12, p. 275-286, 1987.

SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. In: TYLER, R.W.; GAGNE, R M.; SCRIVEN, M. (Eds.). Perspectives of curriculum evaluation. Chicago, IL: Rand McNally, 1967. p.39-83.

SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. Social Science Education Consortium, n. 110, 1966.

SPILLER, D. Assessment Matters: Self-Assessment and Peer Assessment. New Zealand: University of Waikato. 2012.

STAUFFACHER, M.; WALTER, A. I.; LANG, D. J.; WIEK A.; SCHOLZ, R.W. Learning to research environmental problems from a functional socio-cultural constructivism perspective: the transdisciplinary case study approach. International Journal of Sustainability in Higher Education, v.7, n. 3, p. 252-275, 2006.

SHAMSAN, B.; SYED A. T. Evaluation of Problem Based Learning Course at College of Medicine, Qassim University, Saudi Arabia. International Journal of Health Care, v.3, 2009.

THOMAS, J. W. A review of research on project-based-learning. California: Autodesk Foundation. 2000.

THOMAS, J. W.; MERGENDOLLER, J. R.; MICHAELSON, A. Project-based learning: A handbook for middle and high school teachers. Novato, CA: The Buck Institute for Education, 1999.

UEBE MANSUR, A. F. PBL Applied in Entrepreneurship Class: a model from brazilian-finnish case study. ADVED 2016 2nd International Conference on Advances in Education and Social Sciences, p. 195-205, Istanbul, Turkey, 2016.

UEBE MANSUR, A. F. Use of Social Networks and Complexity for Enhancement of Academic Learning in Supervised Internships: an internalization by doing. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2013.

VON KOTZE, A.; COOPER, L. Exploring the transformative potential of project-based learning in university adult education. Studies in the Education of Adults, v. 32, n. 2, p. 212-228, 2000.

Publicado

30/04/2018

Como Citar

UEBE MANSUR, A. F.; ALVES, A. C. A importância da avaliação por pares e auto avaliação em ABP Aplicada a um curso de administração. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 451–467, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.10347. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10347. Acesso em: 8 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos