Formação do professor-pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.10892

Palavras-chave:

Epistemologia e educação, Paradigmas epistemológicos, Formação de professores-pesquisadores.

Resumo

O artigo analisa a formação do professor-pesquisador e a importância do enfoque epistemológico neste processo. A base de discussão é a proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Área de Concentração em Educação Sociocomunitária, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL (CAPES Conceito 4). Os autores de base são Silvio Sánchez Gamboa, com o Esquema Paradigmático, Fernando Becker, com a Epistemologia do Professor, e a proposta teórica e metodológica do próprio PPGE - UNISAL. Parte-se também de estudo já realizado por Kirsch e Soffner (2015) que analisou o paradigma epistemológico aplicado às dissertações produzidas pelo PPGE – UNISAL no período de 2005 a 2012. O aporte teórico discute a formação do professor para o ensino, dentro das epistemologias do empirismo, apriorismo e interacionismo (BECKER, 1992, 2003, 2012), e para a pesquisa, nas concepções epistemológicas do Empírico-analítico, Fenomenológico e Crítico (GAMBOA, 1996, 2009, 2012).

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Biografia do Autor

Renato Kraide Soffner, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana – SP – Brasil.

Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana – SP – Brasil. Doutor em Educação. Pesquisador Programa de Mestrado em Educação. E-mail: renato.soffner@am.unisal.br

Deise Becker Kirsch, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Londrina – PR – Brasil.

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Londrina – PR – Brasil. Doutora em Educação. Professora do Campus Londrina. E-mail: deisekirsch@yahoo.com.br

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

SOFFNER, R. K.; KIRSCH, D. B. Formação do professor-pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 2087–2099, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.10892. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10892. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos