Literatura juvenil contemporânea: Representações de experiências homossexuais na escola
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10895Palavras-chave:
Literatura Juvenil, Artefato Cultural, Experiência, Homossexualidade Masculina, EscolaResumo
Este artigo tem por finalidade discutir os significados que são (re)produzidos em livros juvenis contemporâneos acerca da experiência homossexual masculina no espaço da escola. Utiliza-se da noção de experiência a partir de Jorge Larrosa. O corpus de análise é constituído por três livros de literatura juvenil LGBTI. Para as análises, utilizamos os princípios de exterioridade, reflexividade e subjetividade, segundo Larrosa. É possível observar que as instituições escolares desempenham um papel importante no que concerne à subjetivação das personagens, se mostrando uma instância (re)produtora de normas; é representada como lugar que legitima discursos homofóbicos, mas também como lugar de luta e promoção das diferenças, instituição que interpela a forma como as personagens atribuem sentido à experiência homossexual.
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