“Deprivatization of Practice” como estratégica de formação inicial docente no PIBID Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11045

Palavras-chave:

Formação de professores, Deprivatization of practice, PIBID.

Resumo

O artigo decorre de um estudo sobre como se constrói a aprendizagem da docência no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), proposto pela CAPES. Metodologicamente, trabalhou-se centralmente com um questionário exploratório submetido aos licenciandos bolsistas do PIBID Pedagogia de nove subprojetos vinculados a cinco universidades públicas situadas no estado do Rio de Janeiro que desenvolvem suas ações nos anos iniciais do Ensino Fundamental regular. Os dados, construídos e analisados teoricamente com base em Cochran-Smith, se aproximam de aspectos que se assemelham ao que a autora caracteriza como “deprivatization of practice” em subprojetos de duas instituições. Com intuito de explorar melhor este conceito e compartilhar parte do que o GEPED – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores vem desenvolvendo segundo as contribuições de Cochran-Smith, o artigo apresenta, a partir da análise de dados empíricos, descritores de processos que podem contribuir para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Talita da Silva Campelo, Professora na rede municipal de ensino de Duque de Caxias - RJ e doutoranda na Faculdade de Educação da UFRJ.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora na rede municipal de educação de Duque de Caxias - RJ. Pesquisadora colaboradora do GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. 

Giseli Barreto da Cruz, Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ

Concluiu o Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2008. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1992), Especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Realizou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) com o apoio do CNPq (PDJ). É professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, onde atua em docência, pesquisa e orientação nas áreas de Pedagogia, Didática e Formação de Professores na graduação e no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2013-2015) e desde 2012 coordena o PIBID/Pedagogia da UFRJ. 

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

CAMPELO, T. da S.; DA CRUZ, G. B. “Deprivatization of Practice” como estratégica de formação inicial docente no PIBID Pedagogia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 169–187, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11045. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11045. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos