Efeitos de um trabalho com a intertextualidade na formação de professores do ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11197Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Compreensão, Intertextualidade, Formação de professoresResumo
A pesquisa invoca o conceito de intertextualidade como modo de construção de novos conhecimentos pelos estudantes. A partir de um diálogo teórico-metodológico com os autores Damiani, Freire e Orlandi, nós desenvolvemos a dinâmica para Sucos e Teias para trabalhar leitura e escrita nas atividades de ensino da disciplina de Didática, do Curso de Pedagogia. Para obter acesso aos seus efeitos na aprendizagem dos estudantes utilizamos como material de análise a avaliação da disciplina escrita por eles. A análise, realizada por meio de um processo de des-superficialização do corpus investigado, possibilitou maior compreensão sobre os efeitos da intertextualidade na rotina acadêmica dos estudantes. A construção das Teias superou o cumprimento do conteúdo da disciplina de didática, na medida em que: i) favoreceu as leituras e releituras dos textos propostos no plano de curso: ii) possibilitou o entendimento e aprofundamento dos conceitos: iii) contribuiu para o estreitamento das relações entre os próprios estudantes e; iv) norteou a relação professor-aluno, oportunizando que os estudantes expusessem suas experiências, sentimentos e memórias.
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