Problem-Based Learning: um modelo para o ensino e a aprendizagem de Teorias Organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11437Palavras-chave:
Construtivismo, Aprendizagem baseada em problemas, Administração.Resumo
A construção do conhecimento de um ser humano ocorre através de mecanismos de assimilação e acomodação, que se regulam constantemente. Este trabalho se baseou nos conceitos de construtivismo e de student-centered learning como abordagens de ensino. Escolheu-se o problem-based learning para a criação de um modelo de ensino e aprendizagem que foi elaborado, utilizado e avaliado. O estudo pretendeu contribuir de forma inovadora para o ensino na área, em especial, apresentando um modelo em que o estudante realize atividades reais, resolva problemas, tome decisão e socialize com outros estudantes. Os resultados demonstram que os estudantes perceberam a maior parte dos elementos construtivistas que se buscou implementar no modelo de aprendizagem em Administração.
Downloads
Referências
ACHTENHAGEN, F. Criteria for the development of complex teaching-learning environments. Instructional Science, v. 29, n. 4, p. 361-380, 2001.
ARTS, Jos AR.; GIJSELAERS, Wim H.; SEGERS, Mien SR. Cognitive effects of an authentic computer-supported, problem-based learning environment. Instructional Science, v. 30, n. 6, p. 465-495, 2002.
BARROWS, H. S. A taxonomy of problem‐based learning methods. Medical education, v. 20, n. 6, p. 481-486, 1986.
BATURAY, M. H.; BAY, O. F. The effects of problem-based learning on the classroom community perceptions and achievement of web-based education students. Computers & Education, v. 55, n. 1, p. 43-52, 2010.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Revista e Ampliada. Penso Editora, 2016.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. In: O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Artmed, 2006.
GIJBELS, D. et al. New learning environments and constructivism: The students’ perspective. Instructional science, v. 34, n. 3, p. 213-226, 2006.
HARDLESS, C.; NILSSON, M.; NULDÉN, U. ‘Copernicus’ experiencing a failing project for reflection and learning. Management Learning, v. 36, n. 2, p. 181-217, 2005.
LOYENS, S. MM.; GIJBELS, D. Understanding the effects of constructivist learning environments: Introducing a multi-directional approach. Instructional science, v. 36, n. 5-6, p. 351-357, 2008.
MACEDO, L. Ensaios construtivistas. Casa do Psicólogo, 1994.
MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como?. Artmed, 1998.
MONDADORI, M. G. Desenvolvimento de ambientes complexos de aprendizagem baseados em computador aplicados à Administração. 2006.
MONDADORI, M. G.; SANTOS, E. R. Uma proposta de princípios para a construção de ambientes de aprendizagem com orientação construtivista para o ensino em Administração. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico], Porto Alegre, 2006.
OLIVEIRA, P.; MURITIBA, S.; CASADO, T. Diferenças individuais dos estudantes e preferência por métodos de ensino em administração: uma aplicação dos tipos psicológicos de Jung. ENANPAD-2005-Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, Brasília. CD-ENANPAD-2005-Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2005.
PELLEGRINO, J. W. Complex learning environments: Connecting learning theory, instructional design, and technology. Curriculum, plans, and processes in instructional design, p. 25-48, 2004.
PIAGET, J. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
RAMOZZI CHIAROTTINO, Z. Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1988.
THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 2009.
WINN, W. Research into practice: Current trends in educational technology research: The study of learning environments. Educational psychology review, v. 14, n. 3, p. 331-351, 2002.
WOODS, D. R. Problem Based Learning: how to get most from PBL. 3rd. ed. Canadá: Mcmaster University, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.