Produção de materiais didáticos para o ensino de genética na implementação da sala de aula invertida

Autores

  • Anna Carolinne Ferreira Bissoli Instituto Federal de São Paulo – (IFSP), Campus São Roque
  • Gustavo Antunes dos Santos Instituto Federal de São Paulo – (IFSP), Campus São Roque
  • Sandro José Conde Instituto Federal de São Paulo – (IFSP), Campus São Roque

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11440

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Aprendizagem ativa, Produção de material didático, Genética, Ensino médio.

Resumo

O presente artigo mostra o processo de pesquisa e produção de materiais didáticos para a metodologia da sala de aula invertida, uma metodologia de ensino ativa que pretende inverter o que normalmente é desenvolvido em sala de aula, verticalizando a relação professor-aluno. Para a escolha do conteúdo a ser abordado, recorremos a uma pesquisa que indicou a Genética como matéria de difícil compreensão. Os materiais didáticos foram produzidos com o objetivo de facilitar a aplicação desta metodologia. Com a utilização de plataformas digitais, foram produzidos: flashcards, quiz, mapa metal, vídeo e um site com intuito de divulgar os materiais e disseminar a sala de aula invertida. Pretendemos com este trabalho mostrar que a sala de aula invertida é uma metodologia aplicável, desde que o professor esteja disposto a superar as dificuldades.

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Biografia do Autor

Anna Carolinne Ferreira Bissoli, Instituto Federal de São Paulo – (IFSP), Campus São Roque

Graduando em Ciências Biológicas.

Gustavo Antunes dos Santos, Instituto Federal de São Paulo – (IFSP), Campus São Roque

Graduando em Ciências Biológicas.

Sandro José Conde, Instituto Federal de São Paulo – (IFSP), Campus São Roque

Professor Dr. EBTT - Ciências Biológicas.

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

BISSOLI, A. C. F.; SANTOS, G. A. dos; CONDE, S. J. Produção de materiais didáticos para o ensino de genética na implementação da sala de aula invertida. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 468–478, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11440. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11440. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos