Retratos da educação superior – inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11741

Palavras-chave:

Inclusão, Interculturalidade, Inovação Pedagógica

Resumo

O dossiê temático Retratos do Ensino Superior – Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica objetivou sistematizar produções de relevada contribuição, construindo rede de socialização dos conhecimentos que estão sendo desenvolvidos e pesquisados pelas universidades que compõem o Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) e convidados. O Dossiê está sendo organizado com 18 artigos, sendo 3 internacionais e 15 nacionais, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão da graduação e pós-graduação, bem como colocando os saberes produzidos por cada universidade em movimentos de trocas científicas nacionais e internacionais, trazendo visibilidade e projeção interinstitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Universidade Federal da Grande Dourados - Faculdade de Educação - FAED

Professora Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - Faculdade de Educação - FAED. Chefe do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade/UFGD. Graduação em Pedagogia/UFU e doutora em Educação pela Unicamp. Gestora e pesquisadora na UFGD do Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – OIIIIPe. Coordenadora do Laboratório de Práticas em Educação Inclusiva e Líder do Grupos de Estudos e Pesquisa em Pedagogias e Diferenças Humanas (SIMBIOSE/FAED/UFGD).

Mônica Pereira dos Santos, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade. Presidente da Comissão Executiva do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva. PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE/FE/UFRJ).

Referências

AKKARI, A.; SANTIAGO, S. A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro. Revista Educação em Questão, Natal, v. 38, n. 24, p. 9-33, maio-ago. 2013.

ARROYO, Miguel. Os coletivos diversos repolitizam a educação. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; LEÃO, Geraldo (Org.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. 3 ed. Araraquara: Junqueira & Marin editores, 2010.

SANTOS, M. P. dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). Curitiba: Editora CRV, 2013.

Publicado

01/09/2018

Como Citar

DAMÁZIO, M. F. M.; SANTOS, M. P. dos. Retratos da educação superior – inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.2, p. 1226–1235, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11741. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11741. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.