Retratos da educação superior – inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica

Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Mônica Pereira dos Santos

Resumo


O dossiê temático Retratos do Ensino Superior – Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica objetivou sistematizar produções de relevada contribuição, construindo rede de socialização dos conhecimentos que estão sendo desenvolvidos e pesquisados pelas universidades que compõem o Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) e convidados. O Dossiê está sendo organizado com 18 artigos, sendo 3 internacionais e 15 nacionais, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão da graduação e pós-graduação, bem como colocando os saberes produzidos por cada universidade em movimentos de trocas científicas nacionais e internacionais, trazendo visibilidade e projeção interinstitucional.


Palavras-chave


Inclusão; Interculturalidade; Inovação Pedagógica

Referências


AKKARI, A.; SANTIAGO, S. A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro. Revista Educação em Questão, Natal, v. 38, n. 24, p. 9-33, maio-ago. 2013.

ARROYO, Miguel. Os coletivos diversos repolitizam a educação. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; LEÃO, Geraldo (Org.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. 3 ed. Araraquara: Junqueira & Marin editores, 2010.

SANTOS, M. P. dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). Curitiba: Editora CRV, 2013.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11741



Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.