Prática Cinematográfica: o cinema como potencial ético-estético e transdisciplinar na aula de Português como Língua Adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11806

Palavras-chave:

Português para estrangeiros, Português como Língua Adicional, Cinema, Ensino de línguas, Multiletramentos

Resumo

Este trabalho pretende apresentar o curso Prática Cinematográfica do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo algumas atividades realizadas dentro dessa proposta de ensino. O PPE é um programa de extensão que, desde 1993, tem por objetivos formar professores de Português como Língua Adicional (PLA) e oferecer aulas de PLA a alunos estrangeiros com ou sem vínculo com a UFRGS. Os cursos são elaborados a partir de diferentes temáticas e gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003), sendo que alguns incluem a realização de projetos de aprendizagem e outros são configurados exclusivamente a partir de projetos (HERNÁNDEZ, 2008). Essas metodologias de aprendizagem, acreditamos, proporcionam mecanismos para que os alunos se insiram na e pela linguagem nas diferentes esferas de atividade humana. Consideramos o cinema não como uma ferramenta para o ensino de português, mas uma arte que tem o potencial de proporcionar uma experiência ético-estética de sensibilização diante do mundo e das mais diversas formas que nos relacionamos com as linguagens.

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Biografia do Autor

Gabriela da Silva Bulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Ananda Vargas Hilgert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Bolsista CAPES

Mariana Bulegon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Estudos da Linguagem na linha de pesquisa em Linguística Aplicada. Bolsista CAPES.


 

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

BULLA, G. da S.; HILGERT, A. V.; BULEGON, M. Prática Cinematográfica: o cinema como potencial ético-estético e transdisciplinar na aula de Português como Língua Adicional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1832–1850, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11806. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11806. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos