Magia além das palavras: Uma experiência de ensino de contação de histórias em língua inglesa com Harry Potter and the Sorcerer’s Stone, de J.K. Rowling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12231

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Contação de histórias, Língua Inglesa.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma experiência de ensino realizada em uma escola estadual de Porto Alegre. O objetivo desta experiência foi analisar a possibilidade de uma prática de ensino de Inglês baseada na contação de histórias, ministrada na hora do conto, que é vinculada à biblioteca da escola. Para tanto, foi selecionado como história a ser contada e trabalhada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental o livro Harry Potter and the Sorcerer’s Stone, de J. K. Rowling, devido à riqueza de vocabulário e pelo imaginário provocado em seus leitores com seu texto. A partir da experiência proporcionada pela Hora do Conto ministrada em Língua Inglesa, pôde-se perceber o envolvimento dos alunos com a história, a associação de palavras presentes na história com as encontradas no dia a dia deles, o que proporcionou a aprendizagem correta da pronúncia das palavras-chave trabalhadas.

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Biografia do Autor

Antonio Filipe Maciel Szezecinski, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas – RS

Pos-doutorado em Educação Superior na Universidade de Maryland - College Park - Estados Unidos

Maria Luisa Spicer Escalante, Utah State University

Doutora em Estudos linguísticos

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

SZEZECINSKI, A. F. M.; FELICETTI, V. L.; SPICER ESCALANTE, M. L. Magia além das palavras: Uma experiência de ensino de contação de histórias em língua inglesa com Harry Potter and the Sorcerer’s Stone, de J.K. Rowling. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2398–2414, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12231. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12231. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência