Mediação tecnológica e caracterização de MOOCs: uma abordagem da Cátedra Virtual Innovatic 2.0
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12287Palavras-chave:
Mediação tecnológica, TIC, MOOC, Aprendizagem on-line, Educação a distância.Resumo
São apresentados os resultados da implementação de um massivo curso on-line aberto ou MOOC, destinado ao treinamento de habilidades para inovação de uma população de 28612 estudantes de nível superior no contexto de instituições de ensino mexicanas. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem metodológica mista para determinar as características descritivas e os resultados do curso on-line, com base na análise dos dados e informações dos participantes, bem como na pesquisa de satisfação aplicada identificar os perfis sociodemográficos, as condições de usabilidade e os formatos da experiência de aprendizagem dos jovens durante o treinamento em habilidades de inovação. Os resultados permitiram a revisão histórica do MOOC, através da caracterização de seus usuários, suas principais contribuições no ensino superior, seu escopo e cobertura, bem como o grau de satisfação do usuário.
Downloads
Referências
AREA, M. Hacia la universidad digital: ¿dónde estamos y a dónde vamos? RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 21, n. 2, p. 25-30, 2018. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/21801. Acesso em: 27 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.21.2.21801
BATES, A. W. (2015). La Enseñanza en la Era Digital. Una guía para la enseñanza y el aprendizaje. BC Campus. 2015. 521p.Disponível em: https://bit.ly/2Dexbff. Acesso em: 27 fev. 2020.
BILLINGS, D. M. Understanding massively open online courses. The Journal of Continuing Education in Nursing, v. 45, n. 2, p. 58-59, 2014. Disponível em: https://www.healio.com/nursing/journals/jcen/2014-2-45-2/%7Bfb4b5ac7-42c2-4105-9367-1c08fe0095b5%7D/understanding-massively-open-online-courses#divReadThis. Acesso em: 27 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.3928/00220124-20140124-14.
CAPRISTÁN, B. Diseño instruccional en los MOOC: ¿qué aspectos tomar en cuenta? Revista Digital Universitaria. v. 17, n. 2, 1 fev. 2016. ISSN: 1607-6079. Disponível em: http://www.revista.unam.mx/vol.17/num2/art15/art15.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.
CASTAÑO, C.; GARAY, U.; THEMISTOKLEOUS, S. De la revolución del software a la del hardware en educación superior. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v.21, n. 1, p. 135-153, 2018. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/18823. Acceso en: 27 fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.21.1.18823
CLARK, D. MOOCs: taxonomy of 8 types of MOOC. Donald Clark Plan B. 2013. Disponível em: http://donaldclarkplanb.blogspot.com/2013/04/moocs-taxonomy-of-8-types-of-mooc.html. Acceso en: 27 fev. 2020.
CRESWELL, J. W. (2008). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Nueva Jersey, EUA: Pearson/Merrill Prentice Hall. 2008.
EDEL, RUBÉN.; NAVARRO, Y. Entornos virtuales de aprendizaje 2002- 2011. México: ANUIES. 2015.
GARDUÑO, R. Las Tecnologías y la Educación Superior a Distancia en México. Revista Digital Universitaria, v. 9, n. 9, 10 set. 2008. México: UNAM. Disponível em: http://www.revista.unam.mx/vol.9/num9/art64/art64.pdf. Acesso em: 27 fev 2020.
JARAMILLO, J. L.; MORALES, J.; ESCOBEDO, J.S.; RAMOS, J.G. (2013). Factores que influyen para el emprendimiento de microempresas agropecuarias en el Valle de Puebla, México. Revista mexicana de ciencias agrícolas, v. 4, n. esp. 5, p. 925-937, maio/jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-09342013000900006&lng=es&tlng=es. Acesso em: 27 fev 2020.
KERLINGER, F. N.; LEE, H. B. Investigación del comportamiento. Métodos de investigación en ciencias sociales. México: McGraw-Hill. 2002.
MEJÍA, C.; MICHALÓN, D.; MICHALÓN, R.; LÓPEZ, R.; PALMERO, D.; SÁNCHEZ, S. Espacios de aprendizaje híbridos. Hacia una educación del futuro en la Universidad de Guayaquil. Revista electrónica Medisur, v. 15, n. 3, p. 350-355, jun. 2017. Disponível em: http://www.medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/3605. Acesso en: 27 fev 2020.
Stiglitz J.E. y Greenwald B. E. La creación de una sociedad del aprendizaje. México: Paidós. 2014.
TORRES, D.; GAGO, D. Los MOOCs y su papel en la creación de comunidades de aprendizaje y participación. Revista Iberoamericana de Educación Superior a Distancia, v. 17, n. 1, p. 13-34, 2014. Recuperado de: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/11570. Acesso en: 27 fev 2020. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.17.1.11570
VALVERDE, J. (2014). MOOCS: Una visión crítica desde las ciencias de la educación. Revista de Curriculum y Formación de Profesorado. v. 18, n. 1, p. 93-111, jan./abr. 2014. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41070. Acesso em: 27 fev 2020.
ZUBIETA, J.; RAMA, C. La Educación a Distancia en México: Una nueva realidad universitaria. México: UNAM, v. 7, n. 14, p. 155-156, 7 ago. 2015. Disponível em: http://revistas.unam.mx/index.php/rmbd/article/view/65264. Acesso en: 27 fev 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22201/cuaed.20074751e.2015.14.65264
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.