Mediação tecnológica e caracterização de MOOCs: uma abordagem da Cátedra Virtual Innovatic 2.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12287

Palavras-chave:

Mediação tecnológica, TIC, MOOC, Aprendizagem on-line, Educação a distância.

Resumo

São apresentados os resultados da implementação de um massivo curso on-line aberto ou MOOC, destinado ao treinamento de habilidades para inovação de uma população de 28612 estudantes de nível superior no contexto de instituições de ensino mexicanas. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem metodológica mista para determinar as características descritivas e os resultados do curso on-line, com base na análise dos dados e informações dos participantes, bem como na pesquisa de satisfação aplicada identificar os perfis sociodemográficos, as condições de usabilidade e os formatos da experiência de aprendizagem dos jovens durante o treinamento em habilidades de inovação. Os resultados permitiram a revisão histórica do MOOC, através da caracterização de seus usuários, suas principais contribuições no ensino superior, seu escopo e cobertura, bem como o grau de satisfação do usuário.

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Biografia do Autor

Rubén Edel Navarro, Universidad Veracruzana

Actualmente se desempeña como Investigador de tiempo completo de la Universidad Veracruzana. Coordinador del Centro de Innovación, Desarrollo e Investigación Educativa. Integrante del Núcleo Académico Básico del Doctorado Interinstitucional en Sistemas y Ambientes Educativos, reconocido por el PNPC-CONACyT, y del Cuerpo Académico “Entornos Innovadores de Aprendizaje“, con registro en PRODEP. Integrante de la Cátedra UNESCO “Ciudadanía, Educación y Sustentabiidad Ambiental del Desarrollo”.

Profesor e Integrante del Comité de Miembros y Presidentes de la Abraham S. Fischler College of Education de la Nova Southeastern University, Florida, USA.

Asesor de los proyectos Plataforma MéxicoX y Ventana Educativa de la Dirección General de Televisión Educativa de la Secretaría de Educación Pública (SEP).

Integrante del Padrón de Evaluadores del CONACyTPRODEPACCECISOCOSDAC y de la Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica (ANPCyT) de Argentina.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

EDEL NAVARRO, R.; RUIZ MÉNDEZ, G.; AGUILAR, G. A. Mediação tecnológica e caracterização de MOOCs: uma abordagem da Cátedra Virtual Innovatic 2.0. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 347–360, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12287. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12287. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos