Mediação tecnológica e caracterização de MOOCs: uma abordagem da Cátedra Virtual Innovatic 2.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12287

Palavras-chave:

Mediação tecnológica, TIC, MOOC, Aprendizagem on-line, Educação a distância.

Resumo

São apresentados os resultados da implementação de um massivo curso on-line aberto ou MOOC, destinado ao treinamento de habilidades para inovação de uma população de 28612 estudantes de nível superior no contexto de instituições de ensino mexicanas. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem metodológica mista para determinar as características descritivas e os resultados do curso on-line, com base na análise dos dados e informações dos participantes, bem como na pesquisa de satisfação aplicada identificar os perfis sociodemográficos, as condições de usabilidade e os formatos da experiência de aprendizagem dos jovens durante o treinamento em habilidades de inovação. Os resultados permitiram a revisão histórica do MOOC, através da caracterização de seus usuários, suas principais contribuições no ensino superior, seu escopo e cobertura, bem como o grau de satisfação do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubén Edel Navarro, Universidad Veracruzana

Actualmente se desempeña como Investigador de tiempo completo de la Universidad Veracruzana. Coordinador del Centro de Innovación, Desarrollo e Investigación Educativa. Integrante del Núcleo Académico Básico del Doctorado Interinstitucional en Sistemas y Ambientes Educativos, reconocido por el PNPC-CONACyT, y del Cuerpo Académico “Entornos Innovadores de Aprendizaje“, con registro en PRODEP. Integrante de la Cátedra UNESCO “Ciudadanía, Educación y Sustentabiidad Ambiental del Desarrollo”.

Profesor e Integrante del Comité de Miembros y Presidentes de la Abraham S. Fischler College of Education de la Nova Southeastern University, Florida, USA.

Asesor de los proyectos Plataforma MéxicoX y Ventana Educativa de la Dirección General de Televisión Educativa de la Secretaría de Educación Pública (SEP).

Integrante del Padrón de Evaluadores del CONACyTPRODEPACCECISOCOSDAC y de la Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica (ANPCyT) de Argentina.

Referências

AREA, M. Hacia la universidad digital: ¿dónde estamos y a dónde vamos? RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 21, n. 2, p. 25-30, 2018. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/21801. Acesso em: 27 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.21.2.21801

BATES, A. W. (2015). La Enseñanza en la Era Digital. Una guía para la enseñanza y el aprendizaje. BC Campus. 2015. 521p.Disponível em: https://bit.ly/2Dexbff. Acesso em: 27 fev. 2020.

BILLINGS, D. M. Understanding massively open online courses. The Journal of Continuing Education in Nursing, v. 45, n. 2, p. 58-59, 2014. Disponível em: https://www.healio.com/nursing/journals/jcen/2014-2-45-2/%7Bfb4b5ac7-42c2-4105-9367-1c08fe0095b5%7D/understanding-massively-open-online-courses#divReadThis. Acesso em: 27 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.3928/00220124-20140124-14.

CAPRISTÁN, B. Diseño instruccional en los MOOC: ¿qué aspectos tomar en cuenta? Revista Digital Universitaria. v. 17, n. 2, 1 fev. 2016. ISSN: 1607-6079. Disponível em: http://www.revista.unam.mx/vol.17/num2/art15/art15.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.

CASTAÑO, C.; GARAY, U.; THEMISTOKLEOUS, S. De la revolución del software a la del hardware en educación superior. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v.21, n. 1, p. 135-153, 2018. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/18823. Acceso en: 27 fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.21.1.18823

CLARK, D. MOOCs: taxonomy of 8 types of MOOC. Donald Clark Plan B. 2013. Disponível em: http://donaldclarkplanb.blogspot.com/2013/04/moocs-taxonomy-of-8-types-of-mooc.html. Acceso en: 27 fev. 2020.

CRESWELL, J. W. (2008). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Nueva Jersey, EUA: Pearson/Merrill Prentice Hall. 2008.

EDEL, RUBÉN.; NAVARRO, Y. Entornos virtuales de aprendizaje 2002- 2011. México: ANUIES. 2015.

GARDUÑO, R. Las Tecnologías y la Educación Superior a Distancia en México. Revista Digital Universitaria, v. 9, n. 9, 10 set. 2008. México: UNAM. Disponível em: http://www.revista.unam.mx/vol.9/num9/art64/art64.pdf. Acesso em: 27 fev 2020.

JARAMILLO, J. L.; MORALES, J.; ESCOBEDO, J.S.; RAMOS, J.G. (2013). Factores que influyen para el emprendimiento de microempresas agropecuarias en el Valle de Puebla, México. Revista mexicana de ciencias agrícolas, v. 4, n. esp. 5, p. 925-937, maio/jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-09342013000900006&lng=es&tlng=es. Acesso em: 27 fev 2020.

KERLINGER, F. N.; LEE, H. B. Investigación del comportamiento. Métodos de investigación en ciencias sociales. México: McGraw-Hill. 2002.

MEJÍA, C.; MICHALÓN, D.; MICHALÓN, R.; LÓPEZ, R.; PALMERO, D.; SÁNCHEZ, S. Espacios de aprendizaje híbridos. Hacia una educación del futuro en la Universidad de Guayaquil. Revista electrónica Medisur, v. 15, n. 3, p. 350-355, jun. 2017. Disponível em: http://www.medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/3605. Acesso en: 27 fev 2020.

Stiglitz J.E. y Greenwald B. E. La creación de una sociedad del aprendizaje. México: Paidós. 2014.

TORRES, D.; GAGO, D. Los MOOCs y su papel en la creación de comunidades de aprendizaje y participación. Revista Iberoamericana de Educación Superior a Distancia, v. 17, n. 1, p. 13-34, 2014. Recuperado de: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/11570. Acesso en: 27 fev 2020. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.17.1.11570

VALVERDE, J. (2014). MOOCS: Una visión crítica desde las ciencias de la educación. Revista de Curriculum y Formación de Profesorado. v. 18, n. 1, p. 93-111, jan./abr. 2014. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41070. Acesso em: 27 fev 2020.

ZUBIETA, J.; RAMA, C. La Educación a Distancia en México: Una nueva realidad universitaria. México: UNAM, v. 7, n. 14, p. 155-156, 7 ago. 2015. Disponível em: http://revistas.unam.mx/index.php/rmbd/article/view/65264. Acesso en: 27 fev 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22201/cuaed.20074751e.2015.14.65264

Publicado

20/02/2020

Como Citar

EDEL NAVARRO, R.; RUIZ MÉNDEZ, G.; AGUILAR, G. A. Mediação tecnológica e caracterização de MOOCs: uma abordagem da Cátedra Virtual Innovatic 2.0. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 347–360, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12287. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12287. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos