Uso do aplicativo “Ciência Inclusiva” com estudantes deficientes visuais de escolas públicas de Juazeiro do Norte – CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12314

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Ciência inclusiva, Aplicativo.

Resumo

O uso de software educativo é um passo significativo na ampliação de possibilidades de interação de estudantes deficientes visuais, promovendo a participação ativa no processo de aprendizagem. Com esse intuito, tivemos como objetivo, promover o conhecimento científico de estudantes deficientes visuais do ensino fundamental, através da utilização de um aplicativo audiodescritivo, denominado “ciência inclusiva”. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas municipais de Juazeiro do Norte, a E.E.F Isabel da Luz e a E.E.F Ratts Barbosa, ambas com uma estudante deficiente visual no 1º ano do ensino fundamental. Na realização das intervenções pedagógicas foi realizado duas sequências didáticas baseadas na pedagogia histórico-critica. As práticas pedagógicas possibilitaram o desenvolvimento do conhecimento científico de qualidade, o aplicativo promoveu uma nova oportunidade de ensino, adquirindo autonomia, novas habilidades e oportunidades de participação de estudantes deficientes visuais no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Universidade Regional do Cariri (URCA), Campos Sales – CE

Professora do departamento de Ciências Biológicas.

George Pimentel Fernandes, Universidade Regional do Cariri – (URCA), Crato – CE

Professor Doutor do Departamento de Educação.

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

AMORIM LEMOS, S. M.; FERNANDES, G. P. Uso do aplicativo “Ciência Inclusiva” com estudantes deficientes visuais de escolas públicas de Juazeiro do Norte – CE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 50–65, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12314. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12314. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos