Diversidade cultural, alteridade e vida: o cinema para pensar atos de currículo nos espaçostempos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12544Palavras-chave:
Cinema, Atos de currículo, Diversidade cultural, Alteridade.Resumo
Na contemporaneidade, o digital em rede vem alterando, cada vez mais, processos de comunicação, de sociabilidade, de educação e aprendizagem, convidando-nos a pensar de que forma o cinema, como objeto sociocultural e dispositivo de aprendizagem, pode possibilitar momentos de reflexão, análise e criação. Alinhadas à abordagem dos cotidianos escolares (CERTEAU, 2013; ALVES, 2008) e aos princípios da pesquisa-formação multirreferencial (SANTOS, 2014), neste artigo, as autoras, à luz do filme argentino "Um conto chinês", criam atos de currículo, favorecendo práticas pedagógicas que relacionam o conhecimento científico ao conhecimento comum, e contemplam a diversidade cultural, o diálogo e a alteridade. Assim, e dando oportunidade para desenvolver novas visões do mundo, entrelaçam arte e educação em uma pesquisa-formação realizada no âmbito da disciplina "Cotidianos e currículos", no Curso de Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, durante o curso de doutorado, de 2015-16, que contou com 34 estudantes. Como resultado dessa experiência, obtêm diferentes narrativas de futuros professores que mostram o poder do cinema para pensar o cotidiano escolar.
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