Habilidades de leitura e competências de compreensão de texto de estudantes bolsistas oriundos de comunidades da Amazônia: estudo de caso com a utilização de Eye Tracker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12665

Palavras-chave:

Leitura, Estudantes com bolsa de estudos da Amazônia, Eye-tracking.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as habilidades de leitura de escolares com dispositivo de rastreamento ocular de comunidades nativas da Amazônia contempladas com bolsas de estudo de universidades do Governo do Peru, utilizando técnicas biométricas, linguísticas e psicológicas. Dois grupos de escolares foram selecionados como amostra experimental: o primeiro grupo selecionou 48 estudantes bolsistas de cinco diferentes universidades públicas e privadas da Amazônia peruana; e o segundo grupo, usado como controle, continha 46 bolsistas de três universidades diferentes localizadas na região metropolitana de Lima. A pesquisa em literatura explora o potencial educativo em relação à característica individual das habilidades de compreensão de leitura, que, por definição, está relacionada ao aprendizado a partir da leitura de textos. As principais conclusões da pesquisa são: a) em média, os beneficiários de bolsas de estudos de comunidades indígenas têm uma duração de fixação maior do que os beneficiários de estudantes sediados em Lima em todas as áreas de interesse; b) em média, os beneficiados das comunidades amazônicas possuíam mais pontos de fixação em todas as áreas de interesse, o que poderia significar maior dificuldade de compreensão dos textos; em algumas das AOI, diferenças significativas foram encontradas entre os grupos; c) os bolsistas das comunidades amazônicas tiveram maior tempo de fixação e mais pontos de fixação, o que indica maior tempo de leitura e potenciais problemas de compreensão de leitura; d) Os acadêmicos também mostraram mais dificuldade em compreender textos. No entanto, provaram que seu maior esforço no processo de leitura também representa um grande sucesso maior para eles como membros da bolsa de estudos.

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Biografia do Autor

Gabriel Levrini, Universidad del Pacifico, Lima, Perú Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Asistente da Universidad del Pacifico Lima , Peru

Pos Doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

LEVRINI, G. Habilidades de leitura e competências de compreensão de texto de estudantes bolsistas oriundos de comunidades da Amazônia: estudo de caso com a utilização de Eye Tracker. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1094–1114, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12665. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12665. Acesso em: 22 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos