Professores universitários em rede de aprendizagem cooperativa: a ação tutorial como experiência (auto)formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12716

Palavras-chave:

Tutoria, Formação continuada, Docência universitária, Tecnologias digitais, Metodologias ativas.

Resumo

Este estudo refere-se a achados teórico-metodológicos sobre a tutoria presencial em um curso de formação continuada de professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O lócus investigativo incide numa vivência formativa que reuniu professores de diversas áreas acadêmicas num movimento integrado de aprendizagem ativa sobre as diferentes formas de combinar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e metodologias ativas à ação pedagógica. Numa abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa-formação (JOSSO, 2004; SANTOS; CARVALHO; PIMENTEL, 2016), referencia-se em contribuições teóricas de Ramires (2018), Silva e Cunha (2018), Moran (2017), Masetto (2018), sobre docência universitária, profissionalização continuada e mediação pedagógica na perspectiva das TDIC e metodologias ativas no ensino superior. A partir de narrativas docentes do professor-tutor, analisa-se o processo de tutoria que apoiou localmente os percursos de aprendizagem docente, resultando numa rede de cooperação para a docência universitária. A análise desse processo evidenciou as potencialidades da tutoria local no apoio pedagógico a ações híbridas de formação continuada no contexto da sociedade em rede, pelo foco nos aspectos sociafetivos, na aprendizagem ativa e personalizada e nas interatividades didático-pedagógicas, potencializando a reconstrução do conhecimento sobre as TDIC e metodologias ativas aplicadas à área docente de atuação dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Pontes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda e Mestra (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Alagoas. Linha de Pesquisa TIC e Formação de Professores. Pedagoga da Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(1998). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. 

Elton Malta Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil(2009). Professor Associado 1 da Universidade Federal de Alagoas , Brasil

Referências

ANASTASIOU, L. Desafios atuais da teoria e prática na docência universitária. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D.; MACIEL, A. Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: EduFSM, 2009, p. 179-192.

APARICI, R. Conectividade no ciberespaço. In: APARICI, R. (Org.). Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, 2010, p. 5-22.

AUSUBEL, D. A aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

COLL, C.; MONEREO, C. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e educação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 66-92.

ESPEJO, R.; SARMIENTO, R. Manual de apoyo docente: metodologías activas para el aprendizaje. Santiago: Universidad Central de Chile, 2017.

JOSSO, M. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MASETTO, M. Metodologias ativas no ensino superior: para além de sua aplicação, quando fazem a diferença na formação de profissionais? Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n.3, 2018, p. 650-667. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/37099. Acesso em 27 fev 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p650-667

MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. et al (Org.). Novas tecnologias digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.

MORAN, J. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013, p. 11-72.

PALLOFF, R.; PRATT, K. O instrutor online: estratégias para a excelência profissional. Porto Alegre: Penso, 2013.

PALLOFF, R.; PRATT, K. Collaborating online: learning together in community. San Francisco: Jossey Bass, 2005.

RAMIRES, V. A docência na educação superior e a constituição da professoralidade. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 41-48, 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29600 Acesso em: 27 fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29600

SANTOS, E.; CARVALHO, F. S. P.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD – Educ. Temat. Digit. Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 23-42, jan./abr.2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640749. Acesso em: fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640749

SILVA, V.; CUNHA, I. Formação e desenvolvimento profissional docente: desafios para o contexto inicial da docência universitária. In: WIENBUSCH, E.; VITORIA, M. (org.). Estreantes no ofício de ensinar na educação superior. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2018, p. 43-62.

SILVA, M. Criar e professorar um curso online. In: SILVA, Marco (org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003, p 51-73.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior. Curso Tecnologias digitais e metodologias ativas (Projeto). Maceió – AL, UFAL, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior. I Reunião anual de tecnologias digitais e metodologias ativas (projeto). Maceió – AL, UFAL, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior. Curso Tecnologias digitais e Metodologias ativas (Relatório final). Maceió – AL, UFAL, 2018b.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

SANTOS, V. L. P. dos; MERCADO, L. P. L.; NASCIMENTO, E. M. Professores universitários em rede de aprendizagem cooperativa: a ação tutorial como experiência (auto)formativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 385–405, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12716. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12716. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos