Professores universitários em rede de aprendizagem cooperativa: a ação tutorial como experiência (auto)formativa
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12716Palavras-chave:
Tutoria, Formação continuada, Docência universitária, Tecnologias digitais, Metodologias ativas.Resumo
Este estudo refere-se a achados teórico-metodológicos sobre a tutoria presencial em um curso de formação continuada de professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O lócus investigativo incide numa vivência formativa que reuniu professores de diversas áreas acadêmicas num movimento integrado de aprendizagem ativa sobre as diferentes formas de combinar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e metodologias ativas à ação pedagógica. Numa abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa-formação (JOSSO, 2004; SANTOS; CARVALHO; PIMENTEL, 2016), referencia-se em contribuições teóricas de Ramires (2018), Silva e Cunha (2018), Moran (2017), Masetto (2018), sobre docência universitária, profissionalização continuada e mediação pedagógica na perspectiva das TDIC e metodologias ativas no ensino superior. A partir de narrativas docentes do professor-tutor, analisa-se o processo de tutoria que apoiou localmente os percursos de aprendizagem docente, resultando numa rede de cooperação para a docência universitária. A análise desse processo evidenciou as potencialidades da tutoria local no apoio pedagógico a ações híbridas de formação continuada no contexto da sociedade em rede, pelo foco nos aspectos sociafetivos, na aprendizagem ativa e personalizada e nas interatividades didático-pedagógicas, potencializando a reconstrução do conhecimento sobre as TDIC e metodologias ativas aplicadas à área docente de atuação dos participantes.
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