A tutoria na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (EJUD2): percepções de um tutor
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12760Palavras-chave:
Educação a distância, Tutoria, Formação laboral, Tribunal regional do trabalho, Escola judicial.Resumo
O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Indicadores de Qualidade na Formação Corporativa: Gestão da EaD no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região”, cujo objetivo foi identificar os indicadores de qualidade utilizados para nortear e compreender a excelência na produção e oferta de cursos a distância em espaços laborais. Analisou-se, nessa investigação, a oferta do curso “Introdução a Temas Socioambientais”, produzido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (EJUD2). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se por meio de um estudo de caso. Porém, neste texto, analisa-se as percepções de um tutor que atuou nesse curso em questão, uma vez que se considera o exercício da tutoria um dos indicadores de qualidade no âmbito dos cursos de EaD oferecidos pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (EJUD2). Os resultados alcançados demonstraram que a atuação desse tutor atendeu às expectativas dos estudantes, uma vez que várias foram as contribuições que desempenhou, influenciando positivamente os resultados obtidos pelos alunos. Foi possível identificar pelas falas do tutor que ele foi prestativo, mostrando-se participativo, promovendo debates e trazendo novos materiais que contribuíram para o aprendizado na turma. O papel desempenhado pelo tutor foi fundamental para o bom encaminhamento do curso. Dessa forma, concluiu-se que um tutor comprometido, com formação específica para a atuação nessa modalidade e na área de conhecimento abordada na formação, torna-se essencial e contribui diretamente para a qualidade de um curso a distância, seja ele completamente online ou híbrido.
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