Problem-based learning (PBL) e interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem de engenharia de software

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12786

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação integral, Engenharia de software.

Resumo

A educação superior é determinante na construção de uma sociedade em suas diferentes dimensões. A capacidade de resolver problemas requer competências interdisciplinares. O objetivo desta pesquisa-ação foi avaliar a efetividade da problem-based learning (PBL) para o ensino interdisciplinar em engenharia de software (ESW). Foram conduzidas tutorias com alunos de um curso de Sistemas de Informação. Um questionário foi aplicado àqueles que passaram pelo método proposto, em egressos de dois anos anteriores e em alunos das fases iniciais. Ao comparar os resultados de cada grupo, evidenciou-se que a PBL, tal qual aplicada, contribuiu de forma significativa na construção de uma visão mais abrangente no estudante acerca da ESW e o impacto de seus produtos na sociedade.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Córdova, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caçador – SC

Professor EBTT. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS).

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC

Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação (EST).

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC

Docente. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

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Publicado

12/08/2020

Como Citar

CÓRDOVA, P. R.; BAADE, J. H.; DOS SANTOS, A. M. Problem-based learning (PBL) e interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem de engenharia de software. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2078–2093, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12786. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12786. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos