Problem-based learning (PBL) e interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem de engenharia de software

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12786

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação integral, Engenharia de software.

Resumo

A educação superior é determinante na construção de uma sociedade em suas diferentes dimensões. A capacidade de resolver problemas requer competências interdisciplinares. O objetivo desta pesquisa-ação foi avaliar a efetividade da problem-based learning (PBL) para o ensino interdisciplinar em engenharia de software (ESW). Foram conduzidas tutorias com alunos de um curso de Sistemas de Informação. Um questionário foi aplicado àqueles que passaram pelo método proposto, em egressos de dois anos anteriores e em alunos das fases iniciais. Ao comparar os resultados de cada grupo, evidenciou-se que a PBL, tal qual aplicada, contribuiu de forma significativa na construção de uma visão mais abrangente no estudante acerca da ESW e o impacto de seus produtos na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Córdova, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caçador – SC

Professor EBTT. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS).

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC

Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação (EST).

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC

Docente. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da computação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Seção 1, p. 22-24, 17 nov. 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CARNEIRO LEÃO, E. Para uma crítica da interdisciplinaridade. Revista Tempo Brasileiro, Ribeirão Preto, n. 111, p. 5-20, 1992.

CORDOVA, P. R; BAADE, J. H. Possibilidades para o ensino interdisciplinar de Engenharia de Software usando a Problem-Based Learning (PBL). In: BAADE, J. H.; BONIN, J. C.; HÜLSE, L. Interdisciplinaridade, cidadania e conhecimento: reflexões sobre sociedade, educação, sustentabilidade e desenvolvimento. Caçador: Uniarp, 2017.

CORDOVA, P.R. Processo formativo interdisciplinar em Engenharia De Software por meio da Problem Based Learning (PBL): uma proposta para a formação integral. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC, 2018.

DALBEN, Â. I. L. O ensino por meio da resolução de problemas. In: VEIGA, I. P. A. Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas: Papirus, 2013.

FAZENDA. I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012.

Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE. Guide to the Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK), v3. 2004.

Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE. Standard Glossary of Software Engineering Terminology, 1990.

JANTSCH, E. Inter-And Transdisciplinary University: a system approach to education and innovation. Elsevier Publishing Company, Amsterdam, v. 1, n. 1, p. 403-428, mar. 1970.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

RIOS, T. A. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica. São Paulo: USP, 2009.

SCHMIDT, H. G. Problem-based Learning: rationale and description. Medical Education, v. 17, p. 11-16, 1983.

SEVERO, C. E. P. Os Efeitos Educativos de Práticas Pedagógicas Interdisciplinares Baseadas em Projetos na Educação Profissional e Tecnológica. Interdisciplinaridade, São Paulo, n. 12, p. 32-47, abr. 2018.

Publicado

12/08/2020

Como Citar

CÓRDOVA, P. R.; BAADE, J. H.; DOS SANTOS, A. M. Problem-based learning (PBL) e interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem de engenharia de software. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2078–2093, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12786. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12786. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos