Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12936

Palavras-chave:

Deliberação, Argumentação, Teoria crítica, Linguagem, Práticas Educacionais.

Resumo

Concebendo a linguagem como meio de dominação e de força social, que legitima as relações de poder estabelecidas institucionalmente, neste texto, objetivamos apresentar a pedagogia deliberativa como uma possibilidade presente para educar para a emancipação, e se opor à semiformação imposta pela indústria cultural em contexto educacional. Baseamo-nos na perspectiva da teoria crítica (ADORNO, 1995; MAAR, 2003), dos estudos sobre pedagogia deliberativa e nos estudos da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Enfatizamos que essa formação só pode ser alcançada por meio de processos dialéticos e dialogizantes nas práticas educacionais e que, portanto, a mediação dialógica é o principal meio que auxilia na superação de práticas que submetem os indivíduos passivamente ao processo de semiformação.

Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. Doutora em Estudos da Linguagem. Pós-Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP).

Andressa Cristina Molinari, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina– PR

Doutoranda em Educação. Professora da rede estadual de ensino.

Samantha Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina– PR

Doutora em Estudos da Linguagem. Docente no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras e coordena o setor pedagógico do NucLi do programa Idioma sem Fronteiras da Universidade Estadual de Londrina – (UEL),

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

EL KADRI, M. S.; MOLINARI, A. C.; RAMOS, S. M. Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 2088–2103, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12936. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12936. Acesso em: 6 mar. 2021.