Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12936

Palavras-chave:

Deliberação, Argumentação, Teoria crítica, Linguagem, Práticas Educacionais.

Resumo

Concebendo a linguagem como meio de dominação e de força social, que legitima as relações de poder estabelecidas institucionalmente, neste texto, objetivamos apresentar a pedagogia deliberativa como uma possibilidade presente para educar para a emancipação, e se opor à semiformação imposta pela indústria cultural em contexto educacional. Baseamo-nos na perspectiva da teoria crítica (ADORNO, 1995; MAAR, 2003), dos estudos sobre pedagogia deliberativa e nos estudos da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Enfatizamos que essa formação só pode ser alcançada por meio de processos dialéticos e dialogizantes nas práticas educacionais e que, portanto, a mediação dialógica é o principal meio que auxilia na superação de práticas que submetem os indivíduos passivamente ao processo de semiformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. Doutora em Estudos da Linguagem. Pós-Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP).

Andressa Cristina Molinari, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina– PR

Doutoranda em Educação. Professora da rede estadual de ensino.

Samantha Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina– PR

Doutora em Estudos da Linguagem. Docente no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras e coordena o setor pedagógico do NucLi do programa Idioma sem Fronteiras da Universidade Estadual de Londrina – (UEL),

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz & Terra, 1995.

ADORNO, T. W. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

ALFARO, C. Reinventing Teacher education: The role of deliberative pedagogy in the K-6 classroom p. 143-190. In: Dientstfrey, H., Dendrick, J. R., Grattan, L. (Ed.). Deliberation and the work of higher education. Dayton: Kettering Foundation Press, 2008.

BANDEIRA, B. S.; OLIVEIRA, A. R. Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 225-232, maio/ago. 2012.

BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV). The dialogic imagination: four essays by M.M. Bakhtin. Tradução Caryl Emerson e Michael Holquist. Austin: University of Texas Press, 1981.

BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BRAIT, B. (Org.) Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinbourg: Edinbourg University Press, 1999.

COLE, H. J. Teaching, Practicing, and Performing Deliberative Democracy in the Classroom. Journal of Public Deliberation, n. 2, v. 9, artigo 2, 2013. Disponível em: http://www.publicdeliberation.net/jpd/vol9/iss2/art10. Acesso em: jun. 2019

DEDRICK, J. R.; GRATTAN, L.; DIENSTFREY, H. (Org.). Deliberation and the work of higher education: Innovations for the classroom, the campus and the community. Kettering Foundation, 2008.

DOHERTY, J. Deliberative pedagogy: an education that matters. In: Connections: education for democracy. Dayton, Kettering Foundation, 2012.

EHRLICH, T. Civic responsibility and higher education. Phoenix: Oryx Press, 1999.

ENGLUND, T. Educational Implications of the ideas of deliberative Democracy. In: M. Murphy; T. Fleming (Ed.). Habermas, Critical Theory and Education (Reprint edition, p. 19-32). London: Routledge, 2012.

FAIRCLOUGH, F. Language and power. England, Longman, 1989.

FAIRCLOUGH, F. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

FAIRCLOUGH, F. Semiotic aspects of social transformation and learning. In: ROGERS, R. (Ed.). An introduction to critical discourse analysis in education. 2th ed. New York: Routledge, p. 119-127, 2011.

FAIRCLOUGH, F.; FAIRCLOUGH, N. Analysis and evaluation of argumentation in critical discourse analysis: deliberation and the dialectic of enlightenment, 2012. Disponível em: http://www.academia.edu/3775784/Fairclough_Isabela_and_Fairclough_Norman_Analysis_and_evaluation_of_argumentation_in_CDA_deliberation_and_the_dialectic_of_enlightenment_2012_. Acesso em: 07 jun. 2019.

FLUM, H.; KAPLAN, A. Identity formation in education settings: a critical focus for education in the 21st century. Contemporary Educational Psychology, San Diego, v. 37, n. 3, p. 171-175, 2012.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Rio de Janeiro: Labor, 1976.

HORTON, M.; FREIRE, P. We Make the Road by Walking: Conversations on Education and Social Change. Philadelphia: Temple University Press, 1990.

INGHAM, L. Introducing deliberation to first-year students at a historically black College/University. In: DEDRICK, J. R.; GRATTAN, L.; DIENSTFREY, H. (Org.) Deliberation and the work of higher education: Innovations for the classroom, the campus and the community. Kettering Foundation, 2008.

JOHN-STEINER, V. Creative collaboration. Oxford: Oxford University Press. 2000.

JOHNSON, K. Second language teacher education: a socio-cultural perspective. Routledge: Amazon, 2009.

LAVE, J. Cogntion in practice: mind, mathematics and culture in everyday life. Cambridge: Cambridge, University Press, 1988.

LEWIS, C.; KETTER, J. Learning as social interaction: interdiscursivity in a teacher and researcher study group. In: ROGERS, R. (Ed.). An introduction to critical discourse analysis in education. 2. ed. Routledge: Amazon, p. 128-153, 2011.

LIBERALI, F. C.; MAGALHÃES, M. C. C. Formação de professores e pesquisadores: Argumentando e compartilhando significados. In: TELLES, J. A. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de língua: Dimensões e ações na pesquisa e na prática. Campinas, SP: Pontes Editores, v. 01, p. 43-66, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/14513803/Formação_de_professores_e_pesquisadores_Argumentando_e_compartilhando_significados. Acesso em: 20 maio 2019.

LONGO, N. Deliberative Pedagogy in the Community: Connecting Deliberative Dialogue, Community Engagement, and Democratic Education. Journal of Public Deliberation, v. 9, n. 2, artigo 16, 2013. Disponível em: http://www.publicdeliberation.net/jpd/vol19/iss12/art16. Acesso em: jun. 2019

MAGALHÃES, M. C. C.; NININ, M. O. G; LESSA, A. B. C. T. A dinâmica discursiva na formação de professores: discurso autoritário ou internamente persuasivo? / The Discursive Dynamics. In: Teacher Education: Authoritative Discourse or Internally Persuasive Discourse? Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 129-147, jan./jul. 2014.

MARCUSE, H. Cultura e sociedade. São Paulo: Paz & Terra, v. 1, 1997.

MATHEWS D. The ecology of democracy: finding ways to have a stranger hand in shaping our future. Kettering Foundation, 2014.

MENDONÇA, R. F. Teoria Crítica e Democracia Deliberativa: diálogos instáveis. Opinião Pública, v. 19, n. 1, p. 49-64, 2013.

MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. SP: Editora Cortez, 2009.

MURRAY, T. Supporting deeper deliberative dialogue through awareness tools. Presented at Build Peace, MIT, May, 2014. Disponível em: http://socialdeliberativeskills.com/documents/FINAL_2014BuildPeace_Murray.pdf. Acesso em: jun. 2019

PEARSON, P. Incorporating democratic pedagogy into a traditional classroom and the university experience: benefitting the community and country. Honors College Capstone Experience/Thesis Projects. Western Kentucky University. 2015.

ROGERS, R. (Ed.). An introduction to critical discourse analysis in education. 2th ed. London: Routledge, 2011.

ROTH, W.; TOBIN, K. Redesigning an “urban” teacher education program: an activity theory perspective. Mind, Culture and Activity, v. 9, n. 2, p. 108-131, 2002.

RYAN, M.; BROUGH, D. Reflections around artefacts: using a deliberative approach to teaching reflective practices in fashion studies. Journal of learning design, v. 5, n. 1, 2012.

SANTOS, M. F. O. As relações de poder na interação professor-aluno, em contexto Universitário - Uma amostragem. Revista do GELNE. Ano 1, n. 1, p. 117-124, 2000.

SILVA, V. A. Adorno e Horkheimer: a teoria crítica como projeto de emancipação. 2007.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas III. Madrid: Visor, 1995.

WALTON, D. Fundamentals of critical argumentation. Cambrigde University Press, 2006. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/0B0OLpBl81f_vZDA1MTFmMHJYWFk/edit. Acesso em: 01 jun. 2019.

Publicado

01/09/2019

Como Citar

EL KADRI, M. S.; MOLINARI, A. C.; RAMOS, S. M. Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 2088–2103, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12936. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12936. Acesso em: 21 nov. 2024.