Uma possibilidade de reconstrução do laço social entre professores, alunos e comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.12969

Palavras-chave:

Desafios na Educação. Voz do Professor. Hermenêutica. Análise Textual Discursiva

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma atividade proposta para professores da rede pública, em um curso de formação pedagógica, onde foram produzidas narrativas individuais sobre os desafios para uma melhor aprendizagem dos alunos. De posse dessas narrativasbuscamos encontrar uma característica comum capaz de promover um diálogo reflexivo. Adotamos a técnica de análise textual discursiva dando origem a três categorias: Motivação, Tecnologia digital e Aprendizagem Significativa. Identificamos nos professores um certo sentimento de isolamento, causado pela falta de interesse dos alunos e da comunidade nas atividades escolares. Concluímos apontando para relevância do pensamento e do exercício hermenêutico enquanto diálogo ético na reconstrução do laço social entre professores, alunos e comunidade.

Biografia do Autor

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle - Canoas, RS

 Pesquisador do CNPq. Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Psicoterapeuta. Membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia, Psicanálise e Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos dessas áreas. Discute temas ligados à subjetividade, cultura contemporânea, juventudes e novas sociabilidades. Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), do qual foi coordenador adjunto (2012-2016). Foi pesquisador e docente colaborador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista - IPA (2014-2018). Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Integrante do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS (Educação e Psicologia). Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP. Foi coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA (2008-2010). Líder do Grupo de Pesquisa "Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPQ).

jeferson luis da silva, Universidade La Salle - Canoas, RS

Doutorando e Mestre em educação pela Universidade La Salle, na linha de pesquisa, Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Graduado em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário La Salle. 

Marcelo Almeida de Camargo Pereira, Universidade La Salle - Canoas, RS

Mestre e Doutorando em Educação, aprovado com louvor pela Universidade LaSalle - RS (2014); Bolsista CAPES/PROSUC; Bacharel em Administração de Empresas - Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS (2003); e Especialista em Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas - RS (2005). Profissional com experiência técnica e docente nas áreas de Educação e Comércio Internacional. Atuante em projetos de desenvolvimento de competências profissionais no âmbito acadêmico e corporativo. Trabalha atualmente como empregado público no Polo de Educação Corporativa dos Correios no Rio Grande do Sul. Temas de interesse em pesquisa: Educação Superior, Ensino por Competências, Gestão de Competências, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

16/09/2020

Como Citar

RATTO, C. G.; SILVA, jeferson luis da; PEREIRA, M. A. de C. Uma possibilidade de reconstrução do laço social entre professores, alunos e comunidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.12969. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12969. Acesso em: 3 mar. 2021.