Uma possibilidade de reconstrução do laço social entre professores, alunos e comunidade
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.12969Palavras-chave:
Desafios na Educação. Voz do Professor. Hermenêutica. Análise Textual DiscursivaResumo
O presente artigo é oriundo de uma atividade proposta para professores da rede pública, em um curso de formação pedagógica, onde foram produzidas narrativas individuais sobre os desafios para uma melhor aprendizagem dos alunos. De posse dessas narrativasbuscamos encontrar uma característica comum capaz de promover um diálogo reflexivo. Adotamos a técnica de análise textual discursiva dando origem a três categorias: Motivação, Tecnologia digital e Aprendizagem Significativa. Identificamos nos professores um certo sentimento de isolamento, causado pela falta de interesse dos alunos e da comunidade nas atividades escolares. Concluímos apontando para relevância do pensamento e do exercício hermenêutico enquanto diálogo ético na reconstrução do laço social entre professores, alunos e comunidade.
Referências
ARROYO, M. Repensar o Ensino Médio. Por quê? In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (Org.). Juventude e ensino médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 55-73
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. 1ª ed. Lisboa: Paralelo Editora, 2003. p. 219
BIANCHI, P; PIRES, G. L.; VANZIN, T. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Revista Linhas, [S.l.], v.9, n.2, p.56–75, jul./dez. 2008.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. 1ª ed., São Paulo: Cortez, 2011. p.150
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educ. rev. , Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602008000100013&lng=en&nrm=iso>. acesso em 28 de agosto de 2019.
DAYRELL, J.; CARRANO, P. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (Org.). Juventude e ensino médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 101-133.
GADAMER, H. G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015. p. 632
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010. p. 175
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática dos conflitos morais. São Paulo: Ed 34. 2003
HUBERMAN, M. The lives of teachers. New York: Teachers College Press, ColumbiaUniversity, 1993. p. 148
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007. p.224
RAUSC, R. B.; SCHLINDWEIN, L. M. As ressignificações do pensar/fazer de um grupo de professoras das séries iniciais. Contrapontos, Itajaí, v. 1, n. 2, p. 109-23, 2001.
ROHDEN, L. Hermenêutica filosófica: uma configuração entre a amizade aristotélica e a dialética dialógica. Síntese, v. 31, n. 100, p. 191-212, 2004.
SPOSITO, M. P.; GALVÃO, I. A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens; o conhecimento, a indisciplina, a violência. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n.02, p. 345-380, jul./dez. 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.