A educação brasileira e a cultura fotográfica: para além da impressão
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13145Palavras-chave:
Imagem fotográfica, Linguagem visual, Educação, Método.Resumo
O trabalho de análise com fontes fotográficas constitui um entrave no que se refere aos fundamentos teóricos e metodológicos para entendê-las como linguagem visual, fonte de formação e informação. Nesse sentido, o artigo trata do papel da fotografia como forma de linguagem visual compósita de signos ideológicos; discute a importância das fontes fotográficas como acervo documental, e apresenta formas de se ultrapassar o limiar da leitura instrumental da imagem fotográfica. Justifica-se a pesquisa pela observação concreta da dificuldade de leitura dos alunos diante de textos construídos pela linguagem visual, principalmente, a fotografia. A pesquisa, bibliográfica e documental, com apoio na dialética, fundamentou-se em autores que se opõem à leitura da imagem fotográfica numa perspectiva positivista. Os resultados possibilitaram reconhecer a natureza da imagem fotográfica como fonte histórica visual, que permite superar o recorte cronológico do momento de sua produção e execução.Downloads
Referências
BAKHTIN, M.; VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Oscite, 1997.
BARROS, D. L. P. de. Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do Discurso. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. Diálogos com Bakhtin. Curitiba: UFPR, 2001.
BRASILIANA. Guerra de Canudos pelo fotógrafo Flávio de Barros. Disponível em: http://brasilianafotografica.bn.br/?p=3002. Acesso em: 24 maio 2018.
CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1998.
DUCROT, O. O dizer e o dito. São Paulo: Pontes, 1987.
ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1976.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
FOUCAULT, M. Do governo dos vivos: curso no Collège de France, 1979-1980 (excertos). Trad. Nildo Avelino. Rio de Janeiro: Achiamé, 2010.
GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1990.
HUBERMAN, G.D. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
JOLY, M. Introdução à análise da leitura da imagem. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 2005.
KOSSOY, B. Fotografia & história. São Pulo: Ateliê Editorial, 2001.
MARX, K. O capital. São Paulo: Abril Cultural. Coleção os Economistas, 1985.
MAUAD, A.M. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografia. Niterói: UFF, 2008.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.
METZ, C. et al. A análise das imagens. Petrópolis: Vozes, 1973.
MÓRAN, J. M. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. TV Cultura, São Paulo, 2000. (Entrevista). Disponível em: http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/lancamento-memoria-rodaviva.asp. Acesso em: 20 mar. 2019.
OLIVEIRA, M. A. Dialética hoje: lógica, metafísica e historicidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
ORLANDI, E. P. Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo, Ática, 1995.
ROITBLOG. 2008. Disponível em: http://roitblog.blogspot.com.br/2008/. Acesso em: 20 maio 2018.
ROUILLÉ, A. Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SCHLICHTA, C. Arte e educação: há um lugar para a Arte no ensino médio? Curitiba: Aymará, 2009.
SOULAGES, F. Estética da fotografia. São Paulo: Senac, 2010.
SOUZA, T. C. C. Análise do não verbal e os usos das imagens nos meios de comunicação. Niterói: Ciberlegenda UFF, 2001.
TORRALVO, I. F. Linguagem em movimento. São Paulo: FTD, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.