A educação brasileira e a cultura fotográfica: para além da impressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13145

Palavras-chave:

Imagem fotográfica, Linguagem visual, Educação, Método.

Resumo

O trabalho de análise com fontes fotográficas constitui um entrave no que se refere aos fundamentos teóricos e metodológicos para entendê-las como linguagem visual, fonte de formação e informação. Nesse sentido, o artigo trata do papel da fotografia como forma de linguagem visual compósita de signos ideológicos; discute a importância das fontes fotográficas como acervo documental, e apresenta formas de se ultrapassar o limiar da leitura instrumental da imagem fotográfica. Justifica-se a pesquisa pela observação concreta da dificuldade de leitura dos alunos diante de textos construídos pela linguagem visual, principalmente, a fotografia. A pesquisa, bibliográfica e documental, com apoio na dialética, fundamentou-se em autores que se opõem à leitura da imagem fotográfica numa perspectiva positivista. Os resultados possibilitaram reconhecer a natureza da imagem fotográfica como fonte histórica visual, que permite superar o recorte cronológico do momento de sua produção e execução.

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Biografia do Autor

Edson Rodrigues Passos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista da Fundação Araucária.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUCPR). Editora da Revista Diálogo Educacional (PUCPR).

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Publicado

27/02/2020

Como Citar

PASSOS, E. R.; VIEIRA, A. M. D. P. A educação brasileira e a cultura fotográfica: para além da impressão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1799–1823, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13145. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13145. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos