Ideações das práticas pedagógicas do professor administrador
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13151Palavras-chave:
Professor administrador, Prática pedagógica, Docência universitáriaResumo
Os cursos de Administração têm aumentado consideravelmente no Brasil nas duas últimas décadas, o que gera uma grande demanda por professores administradores. É relevante que estes profissionais, os quais não tiveram uma formação docente, sejam conscientes das questões que envolvem a sua prática docente, assim como as Instituições de Ensino Superior (IES), para que juntos consigam atender com êxito as demandas e expectativas da sociedade contemporânea. Assim, esse estudo que se trata do recorte de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivo apresentar os resultados e discussão para a investigação realizada com professores bacharéis de Administração acerca das suas ideações de suas práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
AKTOUF, O. Ensino de Administração: Por uma pedagogia para a mudança. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 12, n. 35, p. 151-159, out./dez. 2005.
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BABBIE, E. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: Ed. UFSC, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Ministério da Educação. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília, DF: INEP/MEC. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 13 de dez. 2018.
CORRÊA. A. K. et al. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 75-102.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2018.
FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino aprendizagem. Cadernos Pedagogia Universitária, Universidade de São Paulo, Pró Reitoria de Graduação, set. 2009.
FREIRE, P. Educação e mudança. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na educação superior. Brasília, v. 5, 2006. p. 63-84.
KERCH, A. L. A formação de administradores no Brasil e a educação para a cidadania: reflexões acerca de uma possível intersecção. In: Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 28., 2017, Brasília. Anais […]. Brasília, DF: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MARANHÃO, C. M. S. A. Indústria cultural e semiformação: análise crítica da formação dos administradores. Orientadora: Ana Paula Paes de Paula. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
MASETTO, M. T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus, 2015.
NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas-RAE, v. 43, n. 2, abr./maio/jun. 2003.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, G. L. S.; MELO JÚNIOR, D. F. A.; SÁ, N. M. N.; MELO, T. P. O Ensino da Administração e o desafio de unir teoria e prática. Uma análise organizacional da AESGA, alicerçados, apenas, nas disciplinas vivenciadas no 1° período. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2016, Natal. Anais [...]. Natal, RN: ADM, 2016.
VEIGA, I. P. A. Profissão professor até quando? Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 29-40, jul./dez. 2007.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.