IDEAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR ADMINISTRADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13151

Palavras-chave:

Professor administrador, prática pedagógica, docência universitária

Resumo

Os cursos de administração têm aumentado consideravelmente no Brasil nas duas ultimas décadas, o que gera uma grande demanda por professores administradores. É relevante que estes profissionais, os quais não tiveram uma formação docente, sejam conscientes das questões que envolvem a sua prática docente, assim como as Instituições de Ensino Superior (IES), para que juntos consigam atender com êxito as demandas e expectativas da sociedade contemporânea. Assim, esse estudo que se trata do recorte de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivo apresentar os resultados e discussão para a investigação realizada com professores bacharéis de administração acerca das suas ideações de suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

elaine pontes bezerra, Universidade Federal do Piauí

Professora Adjunta na Universidade Federal do Piaui-UFPI, lotada no Departamento de Ciências da Administração e Informática. Com experiência na área de Recursos Humanos. Ministra disciplinas de Empreendedorismo, Marketing, Recursos Humanos;  realiza estudos nas áreas de marketing, empreendedorismo e docência no ensino superior. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza e Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlandia

Possui Graduação em Pedagogia, com habilitações em Educação Infantil e Administração Escolar (1990), Mestrado em Filosofia da Educação (1994) e Doutorado em Educação (2000) pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores, pela UCP -Universidade Católica de Petrópolis (2011). Professora Associada IV da Universidade Federal de Uberlândia ? UFU/MG. Atua na Faculdade de Educação ? FACEd, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), Linha de Pesquisa "Saberes e Práticas Educativas" e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional), Linha de Pesquisa "Mídias, Educação e Comunicação". Atua também No curso de Graduação em Pedagogia e nos de Licenciaturas (Modalidade Presencial) e Especialização em Mídias na Educação Superior (Modalidade a Distância) da UFU. Já atuou enquanto vice-diretora da FACEd (2013-2016) e Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UNIFAP (2010-2013). Hoje é coordenadora do DINTER/UFU/UFPI (2016 -) e Supervisora da Divisão de Licenciatura ? DLICE/UFU. Também responde pelo Grupo de Pesquisa,? Desenvolvimento Profissional e Docência Universitária: saberes e práticas educativas?, cadastrado no CNPq e certificado pela UFU. Possui experiência na área de Educação com ênfase e publicações nos seguintes temas: Formação de Professores, Docência Universitária, Metodologias e Prática no Ensino Superior, Educação Permanente e Formação Continuada

Referências

AKTOUF, O. Ensino de Administração: Por uma pedagogia para a mudança. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 35, p. 151-159, out.-dez. 2005.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BABBIE, E. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: Ed. UFSC, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CORRÊA. A. K. et al. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In.: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. p. 75-102, São Paulo: Cortez, 2011.

CUNHA , M. I. O bom professor e sua prática. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2018.

FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino aprendizagem. Universidade de São Paulo. Pró Reitoria de Graduação. In: Cadernos Pedagogia Universitária , Set. 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: Dilvo Ristoff ; Palmira Sevegnani. (Org.). Docência na Educação Superior. Brasília, v. 5, p. 63-84, 2006.

KERCH, Aline Louise. A formação de administradores no Brasil e a educação para a cidadania: reflexões acerca de uma possível intersecção. In: Anais... XXVIII ENANGRAD, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasília, 2017.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MARANHÃO, C.M. S. de A.. Indústria cultural e semiformação: análise crítica da formação dos administradores. 2010.249f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

MASETTO, M. T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus, 2015.

NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas-RAE, v. 43, n. 2, abr../maio/jun., 2003.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, G. L. S.; MELO JÚNIOR, D. F. A.; SÁ, N. M. N., MELO, T. P. O Ensino da Administração e o desafio de unir teoria e prática. Uma análise organizacional da AESGA, alicerçados, apenas, nas disciplinas vivenciadas no 1° período. Anais... Congresso Internacional de Administração. Gestão Estratégica: da crise à oportunidade. Natal, 2016.

SINOPSES ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Ministério da Educação. Disponível em: < http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior > Acesso em: 13 de Dez. de 2018.

VEIGA, I. P. A. Profissão Professor até quando? Pleiade, Foz do Iguaçu. v.1, n.1, p.29-40, jul.-dez. 2007.

ZABALZA, M. A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

20/08/2020

Como Citar

bezerra, elaine pontes, & Malusá, S. (2020). IDEAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR ADMINISTRADOR. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 16(2). https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13151