Ideações das práticas pedagógicas do professor administrador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13151

Palavras-chave:

Professor administrador, Prática pedagógica, Docência universitária

Resumo

Os cursos de Administração têm aumentado consideravelmente no Brasil nas duas últimas décadas, o que gera uma grande demanda por professores administradores. É relevante que estes profissionais, os quais não tiveram uma formação docente, sejam conscientes das questões que envolvem a sua prática docente, assim como as Instituições de Ensino Superior (IES), para que juntos consigam atender com êxito as demandas e expectativas da sociedade contemporânea. Assim, esse estudo que se trata do recorte de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivo apresentar os resultados e discussão para a investigação realizada com professores bacharéis de Administração acerca das suas ideações de suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Pontes Bezerra, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Parnaíba – PI

Professora Adjunta Departamento de Ciências da Administração e Informática. Doutorado em Educação (UFU).

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG

Professora Associada Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UNIMEP).

Referências

AKTOUF, O. Ensino de Administração: Por uma pedagogia para a mudança. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 12, n. 35, p. 151-159, out./dez. 2005.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BABBIE, E. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: Ed. UFSC, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Ministério da Educação. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília, DF: INEP/MEC. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 13 de dez. 2018.

CORRÊA. A. K. et al. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 75-102.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2018.

FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino aprendizagem. Cadernos Pedagogia Universitária, Universidade de São Paulo, Pró Reitoria de Graduação, set. 2009.

FREIRE, P. Educação e mudança. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na educação superior. Brasília, v. 5, 2006. p. 63-84.

KERCH, A. L. A formação de administradores no Brasil e a educação para a cidadania: reflexões acerca de uma possível intersecção. In: Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 28., 2017, Brasília. Anais […]. Brasília, DF: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MARANHÃO, C. M. S. A. Indústria cultural e semiformação: análise crítica da formação dos administradores. Orientadora: Ana Paula Paes de Paula. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

MASETTO, M. T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus, 2015.

NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas-RAE, v. 43, n. 2, abr./maio/jun. 2003.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, G. L. S.; MELO JÚNIOR, D. F. A.; SÁ, N. M. N.; MELO, T. P. O Ensino da Administração e o desafio de unir teoria e prática. Uma análise organizacional da AESGA, alicerçados, apenas, nas disciplinas vivenciadas no 1° período. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2016, Natal. Anais [...]. Natal, RN: ADM, 2016.

VEIGA, I. P. A. Profissão professor até quando? Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 29-40, jul./dez. 2007.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

01/02/2021

Como Citar

BEZERRA, E. P.; MALUSÁ, S. Ideações das práticas pedagógicas do professor administrador. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 539–553, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13151. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13151. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos